Novo prefeito mantém 80% dos CCs

Teutônia

Novo prefeito mantém 80% dos CCs

Plano de reduzir cargos foi postergado. Brönstrup aguarda organização de setores

Novo prefeito mantém 80% dos CCs

O prefeito Jonatan Brönstrup garante que manterá 96 servidores em cargo de comissão. Reduzir o número era uma das promessas de campanha do gestor, mas acabou adiada para os próximos meses.

Brönstrup aponta a incerteza na relação com Estado e governo federal como motivo para adiar o plano de redução de cargos. Ele propõe alteração no quadro de forma gradativa. Com isso, pretende manter os serviços básicos até o formato de gestão ser implementado completamente.

A administração garante que desde a posse e os ajustes preliminares o funcionalismo consumiu mais de R$ 3,9 milhões dos R$ 91,7 milhões orçados. Segundo os dados, isso representa uma economia de cerca de 1% em relação ao mesmo período de 2016.
Servidores ociosos serão os primeiros a deixar a prefeitura. O empecilho para o corte imediato, nos primeiros 27 dias de trabalho, é a preocupação em manter custo-benefício. “Não adianta fazer reduções para gerar economia agora e ter despesas maiores no futuro”, alega.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços deve ser a última a ter cortes. Ela está entre as mais importantes devido à atração de retorno financeiro ao cofre público. A aposta está em equipe técnica para agilizar processos burocráticos, visando incentivo e auxílio aos empreendedores. Saúde e Educação compõem os pilares prioritários.

Acúmulo de funções economiza R$ 35 mil

A unificação foi a primeira medida aplicada. Com isso, foram dispensados cinco secretários, economizando R$ 35 mil. Nenhum dos profissionais recebe acréscimo no subsídio ou benefícios. O formato está em teste. O projeto de lei sugerindo as mudanças será protocolado no Legislativo na quinta-feira. Caso seja aprovado, cálculo revelará a economia real, levando em consideração direitos do funcionalismo como férias.

Brönstrup afirma que a proposta será mantida pelo menos no primeiro ano. Entretanto, está aberto a mudanças caso note necessidade de agregar mais responsáveis. Considerando a projeção de aumento na oferta de serviços, não descarta desmembrar setores. “Não estou dizendo que será pelos quatro anos. Daqui a pouco, por necessidade, acúmulo de trabalho, pode ser que tenhamos que colocar secretário específico em uma dessas áreas. Se enterdermos que um profissional efetivo trará mais retorno à população.”

Outras medidas

Um servidor tem a atribuição de administrar a frota. Registrando gasto com combustível para gerar média de gastos. Ele também documenta os destinos, a quilometragem e período para manutenções e revisões periódicas.
As 126 linhas de telefonia móvel estão sob análise. Apenas motoristas das ambulâncias receberam aparelhos. Os demais receberão conforme necessidade. Como muitos setores atuam apenas no Centro Administrativo, não há a necessidade de uso externo.

A revisão dos contratos revelou gasto elevado com impressões. Novo sistema foi apresentado e carece do aval do Tribunal de Contas do Estado para ser testado. O manuseio de documentos em rede que permite assinatura digital engloba planejamento.
O catálogo de patrimônio público e de prédios locados permite a realocação de unidades assistenciais. O primeiro diagnóstico expôs gasto de R$ 26,4 mil ao ano para armazenar equipamentos inutilizados, artigos de escritórios danificados e outros materiais. O contrato será rescindido.

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