A Associação Lajeado de Futsal (Alaf) começou a busca por novos jogadores para a equipe profissional. As seleções ocorrem durante um mês no Complexo Esportivo da Univates, das 9h30min às 11h30min e das 15h45min às 17h45min.
São procurados atletas entre 18 e 20 anos, os quais devem permanecer por cerca de um mês trabalhando com a comissão técnica profissional.
Segundo o diretor de Futsal, Alex Favaretto, a ideia é que esses jovens sejam integrados à equipe principal aos poucos. “Eles começam a ser utilizados na equipe profissional cerca de dois a três anos depois de estarem no plantel.”
Favaretto projeta até quatro atletas no elenco após o mês de seleção. “É o momento de conhecer esses meninos e ver em que estágio eles estão, e decidirmos se ficam ou não.” De acordo com ele, a integração dos jogadores é uma política comum do clube. “Nós costumamos sempre utilizar meninos dessa seleção, e essa expectativa segue para este ano.”
Reforços a caminho
Na semana passada, a Alaf anunciou a renovação do capitão Marcelo Giba e de Jonatan Loeblein, o “Kaká”, e Mateus Bruxel, considerados joias da casa. Kaká, de 17 anos, foi integrado ao time principal em 2016, e marcou cinco gols ao longo da temporada. Ele foi um dos atletas aprovados em seletivas.
Bruxel foi outra revelação da Alaf na temporada passada. O goleiro de 17 anos, natural de Arroio do Meio, chegou à Alaf no meio de 2016. Antes de atuar pelo time de Lajeado, jogava na escolinha Rui Barbosa.
Além das renovações, o clube contratou o pivô Ninho, de 34 anos. Natural de Paranaguá (PR), tem passagens por clubes do Paraná e Santa Catarina, além de ter jogado na China, Hungria, Áustria, Letônia e Portugal.
Ninho foi o primeiro atleta contratado para a temporada. Favaretto garante que outros devem ser anunciados ainda nesta semana. “Vamos mesclar experiência e juventude para que os meninos possam ter a confiança dos mais cascudos.” Entre as prioridades, está a vinda de um goleiro. “Vamos tentar anunciar nos próximos dias um goleiro de renome no futsal. Também estamos buscando mais um pivô, um fixo, dois alas-esquerdos e um direito.”
O diretor projeta um ano difícil, mas garante que terá uma equipe competitiva. “Nossa expectativa é sempre fazer uma excelente campanha, mas estamos com um ano bem difícil, até por consequência do que ocorreu em 2016.”
Favaretto defende que a Alaf precisa investir na recuperação da imagem. “Será um ano de resgatar a credibilidade, pagar contas atrasadas e mesmo assim tentar montar um time de qualidade.”
Eleição ocorre hoje
Sem chapa concorrente, Alexandre Heisler deve ser aclamado para um novo mandato. A votação ocorre hoje, às 20h, na sede da Surditech, uma das patrocinadoras da equipe.