1º Festival de Cinema de Lajeado vai aproximar a população do Vale da produção cinematográfica. O evento será lançado oficialmente no 6 de fevereiro, às 8h, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).
Na ocasião, críticos de cinema e convidados revelam os 50 filmes escolhidos para a mostra competitiva, que ocorre entre os dias 30 e 31 de março e 1º de abril, no Teatro da Univates. As obras contemplam as categorias documentário, ficção, experimental e animação.
O Festival de Cinema de Lajeado recebeu inscrições de mais de 300 filmes de todo o país. Curtas vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e outras regiões. “Este é um momento muito esperado, pois quem é do meio do cinema sabe a expectativa que é aguardar as obras selecionadas”, diz a integrante da comissão organizadora, Monique Mendes. Os curtas escolhidos serão divulgados no Facebook e no site do Festival (www.festivaldecinemadelajeado.com.br)
O lançamento do projeto, idealizado pelo empresário lajeadense Lauro Bergesch, será transmitido pelo Facebook. “Queremos divulgar o projeto que é inédito no Vale e vem com a proposta de incentivar a arte de fazer cinema e fomentar o turismo no RS”, salienta Bergesch.
Programação
O evento terá durante as manhãs de exibição de filmes para estudantes do Projeto Cine Escola, promovido pela comissão organizadora. À tarde, além das apresentações dos curtas da mostra competitiva, serão feitos debates com realizadores. Críticos e pessoas ligadas ao cinema discutirão os filmes apresentados. Em uma sessão noturna, serão exibidos filmes para adultos. No sábado de manhã, será a vez da mostra não competitiva, quando serão apresentados filmes turísticos do Projeto Exportando Belezas, de Lauro Bergesch.
O Festival de Cinema de Lajeado está no mapa da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e conta com o apoio da Acil.