Tecnovates integra associação mundial

Vale do Taquari

Tecnovates integra associação mundial

Univates viabiliza parceria e planeja crescimento do parque tecnológico

Tecnovates integra associação mundial
Lajeado
CCR-aviso-ponte

Instrumento de inovação tecnológica com foco regional, o Tecnovates projeta para 2017 um ciclo de crescimento, aproximação com a comunidade e reconhecimento internacional.

A estrutura gerida pela Univates passou a integrar a Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP na sigla em inglês). De acordo com a diretora de Inovação e Sustentabilidade da universidade, Simone Stülp, a parceria com a IASP coloca o Tecnovates em um seleto grupo de agentes de desenvolvimento, dos quais apenas dez são brasileiros.

“Somos reconhecidos como um ambiente de inovação global e temos acesso a outras iniciativas de desenvolvimento em todo o mundo”, afirma. Segundo ela, será possível buscar um “parque tecnológico mais experiente para ensinar novos caminhos e mostrar formas de melhorar o desenvolvimento de tecnologia na região”.

“Trabalhamos com o foco regional, na produção de alimentos e energias alternativas, mas precisamos de um olhar global para essas questões”, aponta. Conforme Simone, além dos benefícios à universidade, as empresas integrantes do parque tecnológico podem se beneficiar dessa projeção para firmar negócios e parcerias ao redor do mundo.

De acordo com a diretora, a projeção internacional do Tecnovates faz parte do planejamento estratégico da universidade. Segundo ela, nos primeiros dois anos de atividades, foram estabelecidas a forma de relacionamento entre as empresas e o parque tecnológico, dando início aos primeiros projetos.

“Agora, queremos abrir as portas para a região, para que a comunidade possa nos conhecer e tenha o parque como referência em seus projetos”, assegura. A intenção é aproximar tanto pequenas como médias e grandes empresas, além de pessoas com boas ideias interessadas em iniciar novos negócios.

[bloco 1]

Desenvolvimento regional

Gerente da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), Cintia Agostini ressalta o papel do Tecnovates no sentido de promover inovação para as atividades desenvolvidas no Vale do Taquari. “Geralmente associamos os parques à tecnologia da informação, mas nossas pesquisas e empresas têm o foco em toda a cadeia produtiva da região.”

Segundo ela, uma das diretrizes do planejamento estratégico do Codevat é avançar nas questões relativas à inovação e empreendedorismo, cujo parque tecnológico tem papel fundamental. “Queremos que daqui a dez anos não exista barreiras entre o que é Tecnovates e o que é o desenvolvimento regional.”

Fundado em 2010, o Tecnovates teve sua estrutura atual inaugurada em 2014. Oferece às empresas espaço físico e laboratórios, além de recursos humanos qualificados para a realização de pesquisa e desenvolvimento.

Além do Tecnovates, apenas dez parques tecnológicos brasileiros fazem parte da associação internacional do segmento

Além do Tecnovates, apenas dez parques tecnológicos brasileiros fazem parte da associação internacional do segmento

IASP

ONG com status consultivo especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ONU), a IASP tem como objetivo estimular o desenvolvimento dos parques científicos e tecnológicos.

Além da IASP, o Tecnovates faz parte da rede de parques cadastrados no Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (PGtec) e é associado à Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp).

Acompanhe
nossas
redes sociais