Três cidades confirmam Carnaval

Vale do Taquari

Três cidades confirmam Carnaval

Governos de Lajeado e Taquari ainda debatem com entidades

Três cidades confirmam Carnaval
Vale do Taquari

A crise que abala as maiores festas de Carnaval do RS não afeta a folia em alguns municípios da região. Pelo menos três cidades já confirmaram os desfiles. Estrela, Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul programam a festa para março. Pretendem abusar da criatividade para conter despesas.

Na Princesa do Vale, o Carnaval ocorre no sábado, 4 de março, no calçadão. Conforme o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Braun, há tratativas com quatro entidades, entre blocos e escolas, para a apresentação.

A representante do município, Renascer do Samba, já confirmou participação. Haverá também a escolha da corte. Mulheres interessadas em participar podem se inscrever na Escola Renascer até o dia 4 de fevereiro.

Braun afirma que, desde o início da gestão, o governo jamais pensou em deixar a folia de lado. “Queremos fazer algo maior que no ano passado, mas com menos custos. Estamos trabalhando para isso. Não acredito que possa afetar tanto a situação econômica. Temos que valorizar todas as culturas.”

Quem compartilha do mesmo pensamento é Clair Carvalho da Costa, servidora da Secretaria de Educação, Desporto e Lazer de Fazenda Vilanova. Depois da cidade passar quatro anos sem a festa, ela é uma das pessoas mobilizadas para o retorno da folia, marcada para 11 de março. “Acreditamos que é importante dar oportunidade dos jovens festejarem aqui.”

Até o momento, duas escolas já confirmaram participação. Após o desfile, os blocos Foliões da Fazenda e Foragidos da Vila fazem concentração na av. Rio Grande do Sul

As inscrições para outros grupos podem ser feitas na prefeitura. O município disponibilizará banheiros, e pede que a população leve cadeiras. Conforme Clair, serão investidos cerca de R$ 5 mil de verba pública e a organização busca angariar mais recursos com a iniciativa privada.

Ensaios já começaram

A festividade já contagia o clima em Bom Retiro do Sul. Agendado para 18 de março, o evento será um dos maiores já realizados, garante o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Luís Eduardo Arce. Uma das atrações é a Escola de Samba Inhandava. Cerca de R$ 15 mil devem ser repassados pelo município à escola.

Nesta semana, a agremiação já começou os ensaios e nos próximos dias inicia a confecção de fantasias e carros alegóricos. Há possibilidade de a escola se apresentar também em Estrela e Fazenda Vilanova.

Incerteza

O Carnaval de rua está indefinido em Lajeado e Taquari. O secretário da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Rodrigo Reckziegel, agendou para os próximos dias uma reunião com as entidades.

O objetivo é saber se haverá possibilidade de produzir a festa. “Pretendo ouvi-los para entender o que e como fazer.” Segundo ele, o tempo pode dificultar a execução. “É preciso avaliar a questão da data. Sabemos que o prazo é apertado, mas é natural não termos essa definição por conta da mudança de governo”, justifica.

Em Taquari, a assessoria de imprensa informou que a tendência é que não ocorram manifestações de Carnaval na cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais