Liga revela as “Garotas do Calendário”

Lajeado

Liga revela as “Garotas do Calendário”

Proposta idealizada com a BRF valoriza a beleza de pacientes em tratamento

Liga revela as “Garotas do Calendário”
Lajeado
oktober-2024

Vencedores é o título escolhido pela Liga Feminina de Câncer de Lajeado para a exposição fotográfica e o calendário, produzidos em parceria com o Comitê de Investimento Social da BRF. O projeto revela a beleza de pacientes em tratamento contra o câncer. São mais de 30 imagens, que levam a assinatura do fotógrafo Cristian Schmidt.

O trabalho reúne homens e mulheres e começou a ser desenvolvido em outubro do ano passado. “Foi essencial para a autoestima dos participantes, uma mistura de emoções. Havia mulheres lá que nunca haviam utilizado maquiagem”, lembra a presidente da Liga, Fabiani Cristina Delazzeri.

Segundo ela, a proposta inicial era criar uma exposição, mas durante a produção das fotos o trabalho foi se mostrando ainda mais rico. “Junto com os parceiros, decidimos fazer mil exemplares de um calendário.” Foi um sucesso. “Restam apenas 50 edições”, conta.

O valor arrecadado com os calendários foi destinado à compra de suplementos alimentares. “Nos ajudou a manter o atendimento entre janeiro e fevereiro, meses em que não contamos com a venda de artesanato. Também quitamos parte do exame de um dos pacientes atendidos”, relata.

Na outra frente, está o coordenador do Comitê de Investimento Social da BRF, Cassio Koppe. “Mantemos um vínculo com o hospital e a coordenadora da quimioterapia nos apontou pessoas que tinham condições de participar da ação. Algumas estão curadas há mais de 20 anos.”

A iniciativa tem como objetivo valorizar a situação saudável apresentada pelos pacientes. “Cada convidado recebeu uma foto em tamanho grande e um CD com todas as imagens”, diz. A BRF tem “liga” com o trabalho social. “Abraçamos as causas que têm como eixo a alimentação.”

[bloco 1]

Experiência positiva

A aposentada Íris Scherer, 65, adorou participar das fotos. “Foi uma manhã descontraída. Dividimos experiência e também sugerimos cada detalhe da produção.” Quando viu sua imagem na exposição, ficou surpresa. “A foto representa a minha vida e levanta a autoestima. Era algo inimaginável para mim. Nunca pensei em ser a ‘garota de calendário’”, conta.

A paciente descobriu que tinha câncer na bexiga em dezembro de 2004. “Tive a mesma sensação de quando a onda volta e faz a gente perder o chão. Me senti em choque”. Cinco dias depois, passou pela primeira cirurgia. “Mesmo sem precisar retirar toda a bexiga, permaneci dois anos em tratamento. Em 2006 fiz nova cirurgia”, releva. A corrida foi contra o tempo. “Pessoas mais afetadas são os familiares, que se preocupam em dobro. Vem a depressão, depois a esperança.”

Ela quis participar das fotos para levar adiante a mensagem de que o câncer tem cura. “Não dá para baixar a cabeça. É preciso sair de casa, se arrumar, tocar a vida.”

A autoestima de Irís Scherer está impressa no calendário da Liga

A autoestima de Irís Scherer está impressa no calendário da Liga

Olhar do fotógrafo

Schmidt costuma participar de ações humanitárias, entre elas, as que envolvem a Liga. “No começo do projeto, quis saber sobre a história de cada pessoa porque tinha a preocupação de que elas se sentissem bem durante a sessão de fotos.” Ao reunir o grupo, percebeu que poderia ir além da produção.

A partir daí, surgiu a ideia do calendário “O que elas revelam não é a história, mas um retrato de esperança, força e fé.” O trabalho foi um desafio. “A marca da cicatriz não impede de mostrar a beleza do corpo. Foi um presente para mim e para eles.”

Como adquirir

O calendário está à disposição no 4o andar, junto ao Setor da Quimioterapia do Hospital Bruno Born. O valor é de R$ 15. Informações pelo 3714-7500 ou na Fanpage da Liga.

Acompanhe
nossas
redes sociais