Estudantes acessam notas do Enem e aguardam Sisu

País

Estudantes acessam notas do Enem e aguardam Sisu

MEC abre consulta sobre mudanças no exame

Estudantes acessam notas do Enem e aguardam Sisu
Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem as notas dos estudantes que realizaram o Enem. Aplicada em dezembro, a prova dá acesso a vagas na maior parte das universidades federais, além de financiamentos e bolsas de estudos.

Com as notas em mãos, os estudantes aguardam a abertura das inscrições para o Sisu, sistema de seleção que reúne 238 mil vagas em 131 universidades federais, estaduais e institutos públicos. Elas estão disponíveis para consulta a partir de hoje e o ingresso no Sisu começa na terça-feira, 24.

Para o estudante João Roberto Torrontengui, 18, a nota obtida no Enem ainda está longe do necessário para alcançar o objetivo de conseguir uma vaga para o curso de Medicina. “Foi a primeira vez que fiz o Enem, uma prova cansativa, que exige conhecimentos aprofundados em todas as matérias. “

Por ser um exame com critérios de avaliação diferentes dos outros vestibulares, Torrontengui acredita ser necessário mais treinamento para conseguir uma vaga em Medicina. Mesmo assim, pretende acessar o sistema do Sisu e ver as oportunidades possíveis com a nota obtida.

Aluna da Escola Estadual Érico Veríssimo, Roberta Marques, 16, fez a prova como teste. A estudante ingressa no 3o ano do Ensino Médio em 2017, mas faz cursinhos preparatórios desde o ano passado, também pensando em uma vaga para Medicina.

“Ainda não acessei minha nota, pois, apesar de ter estudado, tive um branco na prova de exatas”, lembra. Com mais um ano pela frente, pretende se preparar ainda mais para alcançar o objetivo de ingressar no curso mais disputado do Ensino Superior.

A nota do Enem está disponível no http://enem.inep.gov.br. Para acessar, é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição. O Enem 2016 teve um total de 8.630.306 inscritos. O índice de abstenções foi de 28,9%.

Notas elevadas

Além de disponibilizar as notas individuais, o MEC divulgou as pontuações máximas e mínimas obtidas no último exame. O principal destaque foi o desempenho em Matemática, cuja nota mais alta alcançou 991,5, e a mais baixa em 309,7.

O segundo melhor desempenho foi em Ciências da Natureza, com 871,3 pontos. A nota mínima ficou em 316,5. Na prova de Ciências Humanas, a melhor avaliação ficou em 859,1 pontos e a pior em 317,4. Em Linguagens e Códigos, a máxima ficou em 846,4 e a mínima em 287,5.

As notas do Enem também dão acesso ao Fies e ao Prouni, ambos do governo federal.

Consulta pública

O MEC abriu ontem uma consulta on-line sobre possíveis mudanças no Enem. A principal alteração prevista é a realização da prova em apenas um dia e com menos questões. Hoje, são 180 questões divididas em dois dias.

Um dos questionamentos da consulta é sobre a possibilidade de realizar a prova por computador, ideia discutida desde 2012. Também há espaço para sugestões aleatórias dos participantes.

Para 2017, o Ministério quer eliminar a certificação do Ensino Médio por meio do Enem. A intenção é desmembrar a prova para que apenas o certificado seja possível por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Acompanhe
nossas
redes sociais