Caumo inicia contatos no Daer  para nova ponte na ERS-413

Lajeado

Caumo inicia contatos no Daer para nova ponte na ERS-413

Reunião entre prefeito e diretores da autarquia ocorreu ontem

Caumo inicia contatos no Daer  para nova ponte na ERS-413
Lajeado

Comitiva formada pelo prefeito e integrantes do Executivo realizou ontem série de reuniões na Secretaria Estadual de Transportes. Um dos encontros foi com o chefe da pasta, Pedro Westphalen. O objetivo é agilizar os trâmites envolvendo a construção de uma nova ponte sobre o Arroio Saraquá, na ERS-413, e mudanças no entroncamento dessa rodovia com a ERS-130.

Sobre a ponte na ERS-413 – estrada geral que liga os municípios de Lajeado e Santa Clara do Sul, passando pelos bairros lajeadenses Moinhos d’Água e São Bento – o prefeito, Marcelo Caumo, ainda mantém cautela sobre qualquer confirmação referente ao início das obras. A expectativa é por uma estrutura com duas pistas, totalizando 30 metros de comprimento por 12 metros de largura.

“Estamos avançando bem. Mas ainda não dá para confirmar. Faltam algumas pequenas adequações no projeto”, observa. Entre as mudanças solicitadas pelo Daer, segundo Caumo, o aumento de 50 centímetros na altura proposta em uma licitação realizada em 2010, além de alterações no acesso e no aterro para as cabeceiras da estrutura.

A ponte sobre o Saraquá tem só uma via. Os acidentes são recorrentes no local, por onde passam em média quase três mil veículos todos os dias. Faz seis anos, a obra foi licitada após o governo estadual garantir R$ 542,9 mil para o projeto. No entanto, em função de trocas de gestores e divergências técnicas entre empresa, Executivo e Daer, a proposta não saiu do papel.

Hoje, o valor estimado para a obra chega a R$ 2 milhões. Entre as razões para justificar o aumento, está a mudança de traçado de um trecho da rodovia, para evitar curvas antes dos motoristas ingressarem na estrutura. Mudanças no modelo de construção e nas dimensões da ponte em relação ao projeto original também causaram reajuste nos valores.

“Não temos o orçamento, pois estamos resgatando um contrato que acabou sendo paralisado. Essa é uma discussão entre empresa e Daer. O Daer, a princípio, concorda em atualizar os preços para sair a obra. Esse é o detalhe que falta. E só podemos acreditar quando o documento estiver assinado”, avalia Caumo.

Conforme estimativas do comando rodoviário da BM, passam em média três mil veículos por dia sobre a ponte do Saraquá

Conforme estimativas do comando rodoviário da BM, passam em média três mil veículos por dia sobre a ponte do Saraquá

Elevada no trevo da BRF

Também ontem, Caumo esteve reunido com o diretor-presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes. Os dois agentes públicos debateram a possibilidade de construir uma elevada sobre o trevo da ERS-130, próximo à empresa BRF, no bairro Moinhos. O local também é o principal entroncamento com a ERS-413.

“Apresentamos nossa reivindicação. É uma obra onerosa. Mas ainda é o início do processo, portanto, ainda não temos valores certos. Mas o projeto da elevada já existe. Consta na proposta coordenada pelo Codevat, que sugere a duplicação da rodovia entre Venâncio Aires e Muçum”, explica Caumo.

Outra sugestão, sustentada pela Superintendência do Daer no Vale do Taquari, é a construção de um túnel sob a ERS-130, interligando a rua Carlos Spohr Filho com a ERS-413. No local, são corriqueiros os engarrafamentos – em ambos os lados – em horários de pico. Em 2012, município e departamento debatiam também a construção de uma passarela para pedestres naquele entroncamento.

Histórico da ponte na ERS-413

• 2002 – O governo do Estado finaliza o asfaltamento de toda a extensão de 11 quilômetros da ERS-413, entre Lajeado e Santa Clara do Sul, sem o devido alargamento da ponte.

• 2010 – Em julho, o processo para licitação do alargamento da ponte é elaborado pelo Daer. Em seguida, o projeto foi encaminhado à Central de Compras do Estado (Cecon). Em novembro, o governo do Estado confirma R$ 542,9 mil para duplicar a ponte. Mas não houve autorização para o início da obra.

• 2012 – O então secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, visitou a região e prometeu para maio o início das obras.

• 2013 – O Daer informa o município sobre erros no projeto licitado, e cancela a obra. O governo de Lajeado inicia as tratativas para conveniar com a autarquia um novo projeto para a passagem.

• 2015 – Em setembro, os moradores próximos ao local bloquearam a via por uma hora como forma de protesto pelo atraso na conclusão do processo.

Acompanhe
nossas
redes sociais