Ensino Superior em Laejado completa 48 anos, marca vidas e histórias

Lajeado

Ensino Superior em Laejado completa 48 anos, marca vidas e histórias

Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari nasceu em 1964

Ensino Superior em Laejado completa 48 anos, marca vidas e histórias
Lajeado

A data de 19 julho de 1974 está na memória de Ítalo Reali, 68. O assessor para Assuntos Comunitários do governo municipal foi orador da primeira turma de Economia da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates). A foto da formatura, no antigo Cine Alvorada, mostra os também bacharéis Cláudio Schumacher, Antônio Mezzacasa, Antônio Machado Müller e Wolfang Mayer e Egídio Mazzolini, entre outras personalidades.

O grupo faz parte da memória sobre o Ensino Superior na região, que ontem completou 48 anos. “A Univates tem mérito no crescimento das cidades daqui. Fez nascer lideranças e segurou nossos talentos. À medida em que o Vale cresce, ela se desenvolve também”, lembra.

A Univates tem sua origem relacionada à Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat), fundada em 1964 pelo advogado Ney Arruda. Hoje, a oferta dos cursos técnicos e superiores garante a formação de profissionais nas mais diversas áreas. O número de bacharéis e licenciados formados pela instituição cresce a cada dia. No total, já foram formados mais de 11 mil estudantes de graduação e sequenciais, 3,5 mil em pós-graduação e 2,8 mil nos cursos técnicos.

Segundo o reitor Ney José Lazzari, a instituição segue atenta às potencialidades e demandas locais. E, por ser comunitária, preserva ligação com o avanço. “Conseguimos o crescimento e a consolidação ao longo dos anos porque os municípios nos abraçam e nos fortalecem”, enfatiza.

Nas décadas de 60 e 70, funcionava como extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

“Houve um tempo em que tive que fazer 11 cadeiras por semestre. Os professores eram de fora e a maioria das aulas ocorria à noite”, lembra Ítalo. Na época, ele tinha 22 anos e se dividia entre o emprego na Casa Americana e a faculdade. “Participávamos de aulas sediadas no Colégio Presidente Castelo Branco e no Alberto Torres, até a abertura do primeiro prédio. No local, havia só barro, mas as turmas de Letras, Economia e Ciências Contábeis eram ‘fora de série’”, comenta.

O grupo preserva amizades até hoje. “Tínhamos uma turma boa e ainda mantemos contato. Depois da aula, sempre nos reuníamos para fazer um churrasquinho na casa de alguém e os professores participavam.” O empresário também foi o primeiro presidente do diretório acadêmico. “Chamávamos o diretório de Pio XII e participávamos de várias reuniões em Caxias do Sul. Numa dessas idas, me encontrei com Jarbas Passarinho, na época ministro da Educação.”

Ítalo guarda foto do “batizado” como bixo da Univates

Ítalo guarda foto do “batizado” como bixo da Univates

Destaque

Hoje a instituição ganha destaque com os estudos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação (PPGs), que buscam alternativas sustentáveis para o ambiente e para a área de alimentos. Também se projetam novas metodologias e abordagens para a melhoria da qualidade de vida. Os programas de extensão são responsáveis por levar outras ações à comunidade como, oficinas de Educação Financeira e Empreendedora com estudantes de Educação Básica; além de atendimento multidisciplinar no bairro Santo Antônio e atividades esportivas para crianças. Outra distinção é o incentivo para o desenvolvimento da cultura com as atividades realizadas no Centro Cultural, inaugurado em 2014.

Reconhecimento

Ítalo Reali participou do conselho administrativo da Univates por 30 anos. “Percebo que hoje os jovens não precisam sair da cidade para se especializarem. As ‘inteligências’ ficam por aqui.” Para ele, empresas e serviços melhoram cada vez mais por conta das pessoas competentes que se formam na instituição. Cita o reconhecimento de cursos como de Contábeis, que faz da Univates uma referência nacional. “Os melhores contadores do Brasil são formados aqui e cursos como de Enfermagem são nota 10.”

Assessor para Assuntos Comunitários de Lajeado foi orador da primeira turma de Economia

Assessor para Assuntos Comunitários de Lajeado foi orador da primeira turma de Economia

Linha do Tempo

1964 – Criação da Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat).

1969 – Início do Ensino Superior em Lajeado.

1972 – Criação da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates).

1974/1975 – Criação das faculdades Feclat (1974) e Faceat (1975). A partir desse momento os cursos, já reconhecidos pelo MEC, passam a integrar a Fates.

1978 – Garantias do repasse de 12,67 ha do antigo posto agropecuário federal à Fates.

1989 – Construção do Prédio 3.

1997 – Fusão das faculdades na Univates (Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior).

• 1999 – Credenciamento da Univates como Centro Universitário e construção da Biblioteca.

2000 – Substituição da Fates pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates).

2004 – Aquisição, pela Fuvates, dos restantes 46,39 ha do posto agropecuário

2005 – Curso de Letras é considerado o melhor do Brasil (Enade).

2006 – Abertura do primeiro curso de mestrado da Univates, em Ambiente e Desenvolvimento.

2007 – A Univates é considerada a melhor Instituição de Ensino Superior particular do RS (Fonte: Jornal O Globo de 6/2007).

2007 – Inauguração do Complexo Esportivo, o maior do gênero nos vales do Taquari e Rio Pardo.

2009 – Comemoração dos primeiros 40 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari.

2011 – Instalação do primeiro curso de doutorado na Univates: Ambiente e Desenvolvimento.

2013 – Autorização para oferta do Curso de Medicina.

2014 – Inauguração do Centro Cultural da Univates. Abriga a biblioteca, teatro para 1.150 pessoas, salas especiais e área de lazer.

2014 – Inauguração do Parque Científico e Tecnológico da Univates – Tecnovates.

2014 – Inauguração do Estádio Olímpico.

2015 – Laboratório de Habilidades II – focado no aperfeiçoamento de atividades práticas relacionadas com técnicas cirúrgicas, procedimentos e treinamento direcionado para alunos da área da saúde.

2016 – Início das atividades do Ambulatório de Especialidades do Centro Clínico.

Acompanhe
nossas
redes sociais