Reunião aborda solução para rótula na 130

Lajeado

Reunião aborda solução para rótula na 130

Construção de um túnel será proposta para EGR em reunião na próxima semana

Reunião aborda solução para rótula na 130
Lajeado
oktober-2024

O risco de acidentes e os engarrafamentos na ERS-130, em especial na rótula da BRF, voltam a ser analisados pelo Daer e pelo governo municipal. A jornalista Bruna Araújo Heinen, 28, mora em Santa Clara do Sul e passa pelo trecho todos os dias para chegar ao trabalho, em Lajeado.

Pela manhã, é comum ficar parada nesse ponto por pelo menos 15 minutos. No fim do dia, a espera é ainda mais longa e pode atingir 30 minutos. Bruna já sofreu acidente no local. Segundo ela, devido ao fluxo intenso, passou por um engavetamento.

O episódio a deixou com receio, mas a via é a única alternativa para fazer o deslocamento. Para evitar os horários de pico, opta por passar mais tempo no trabalho e voltar quando o volume de veículos diminui.

O gerente de loja Cassiano Horst, 26, faz o caminho inverso. Todos os dias, ele se desloca de Lajeado para trabalhar em Santa Clara do Sul. Na avaliação dele, a construção de um viaduto ou uma obra alternativa para qualificar o fluxo é urgente. “Nenhum governo que passou pela administração do município fez um trabalho observando o crescimento da cidade.”

Segundo Horst, novos loteamentos surgem naquela região e não existem vias suficientes para absorver o volume do tráfego que aumenta de forma considerável. Para fugir dos congestionamentos, que em algumas situações chegam até a UPA, Horst usa caminhos alternativos. Desse modo, consegue chegar à ERS-413 por meio de uma entrada próxima à ponte do Arroio Saraquá.

[bloco 1]

Tema será discutido com EGR

Para buscar formas de resolver um dos principais gargalos que envolve o trânsito da RSC-130, o prefeito Marcelo Caumo se reúne na quarta-feira com o secretário de Transportes Pedro Wesphalen e com representantes da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). O encontro foi intermediado pelo servidor do Daer de Lajeado, Sadi Marques.

De acordo com o Executivo, a reunião faz parte das ações do governo para iniciar as discussões e buscar alternativas para a rótula. Nessa terça-feira, outro encontro tratou sobre a duplicação da ponte do Bairro São Bento.

Segundo Marques, a ideia discutida pelos líderes municipais é desenvolver um projeto para qualificar o fluxo e reduzir os congestionamentos do local. Durante anos, várias sugestões já foram apresentadas, mas nenhuma saiu do papel.

Nesse encontro, será discutida a possibilidade de viabilizar um túnel para passagem do trânsito da rodovia RS-130. Na parte superior, seria construída uma via de ligação entre Lajeado e Santa Clara do Sul. Segundo Marques, a proposta é apenas uma ideia e ainda requer estudos técnicos e elaboração de projetos.

De acordo com ele, é mais barata aos cofres públicos e não compromete a estética do local. “Em Fazenda Vilanova fizeram aquela elevada na BR-386 que fica na altura das casas. Esteticamente não fica bonito.”

Não se sabe o valor necessário para viabilizar a obra. Marques acredita que a EGR tem condições de custear o projeto, tendo em vista a elevada em execução em Santa Cruz do Sul, no trevo do Fritz e Frida, na RSC-287, em uma das entradas da cidade.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais