A 5ª edição da Copa Cidades das Flores começa hoje e encerra no dia 19. Serão 143 partidas disputadas pela competição de base em Santa Clara do Sul. Elas ocorrem nas sedes do Santa Clara FC, Clube Esportivo, EC Cruzeiro, Aser Sampainho, EC São José, Sercha e EC Canarinho.
Participam 69 times, representantes de 32 agremiações gaúchas, catarinenses, paranaenses, paulistas e uma uruguaia. Estão divididas em seis categorias: 1999 (21 times), 2000 (11), 2001 (15), 2002 (dez), 2003 (seis) e 2004 (seis).
O clube mais distante, Taboão da Serra FCK, vem de Taboão da Serra (SP), a cerca de 1,1 mil quilômetros.
Do Vale do Taquari, participam quatro agremiações: Santa Clara do Sul (equipe da casa), Ferinhas da Bola e Lajeadense (Lajeado) e Assoc. Estrela Futsal (Estrela). Caberá a elas manter a escrita e conquistar mais taças da competição de base. Nas primeiras quatro edições, as equipes do Vale foram campeãs nove vezes.
População aumenta 17%
Cerca de 1,3 mil atletas e dirigentes estarão em Santa Clara do Sul durante o torneio . Desses, 966 pernoitarão nas escolas, clubes e sedes de entidades do município de 5,6 mil habitantes. O aumento na população durante a semana chega a 17%. Além disso, a administração municipal aguarda a vinda de cerca de oito mil torcedores e admiradores do esporte. “Cada edição atrai mais pessoas,” comemora Mauro Heinen, um dos organizadores.
Representante do Planeta Bola Eventos, Alex Pereira destaca que a competição de base serve para dar visibilidade às jovens promessas do futebol. Conforme ele, haverá olheiros da dupla Gre-Nal durante os confrontos.
Retrospecto das equipes do Vale 2013
Na primeira edição, Lajeadense/Mundo Verde ficou com a taça da categoria sub-17 ao vencer o dono da casa, Santa Clara/Pumas, nas penalidades.
2014
Duas equipes do Vale ficaram com o título. Juventus venceu na categoria sub-13. Na sub-12, Santa Clara/Pumas levou a taça com aproveitamento de 100%.
2015
De maneira invicta, o representante 2001 da Santa Clara/Pumas se sagrou campeão ao desbancar o Vila Nova nas penalidades. Ficou também com a medalha de prata nas categorias 2002 e 1997.
2016
Foi o ano mais vitorioso para as equipes do Vale do Taquari. O Santa Clara do Sul conquistou as categorias 2003 e 1998. O Lajeadense venceu as categorias 2002 e 2000. Já o Juventus ficou com a taça da categoria 1999.
[bloco 1]
Clubes participantes
CE Lajeadense/ALE (Lajeado/RS)
Santa Clara do Sul (Santa Clara do Sul/RS)
Assoc. Estrela Futsal (Estrela/RS)
Ferinhas da Bola (Lajeado/RS)
AA Sporting Sul (Porto Alegre/RS)
AFS (Caxias do Sul/RS)
Genoma Viamão (Viamão/RS)
MC Esportes (Rio Grande/RS)
Meninos da Base (Fontoura Xavier/RS)
Santos Meninos da Vila (Caxias do Sul/RS)
Seleção Caiense (São Sebastião Caí/RS)
Sesc Campestre (Porto Alegre/RS)
Sulbrasil (Porto Alegre/RS)
Supercraque (Alvorada/RS)
Vasco Caxias do Sul (Caxias do Sul/RS)
CE Aimoré (São Leopoldo/RS)
CFA Murialdo (Caxias do Sul/RS)
CT Mocellin (Erechim/RS)
EC São José (Porto Alegre/RS)
EC Uruguaiana (Uruguaiana/RS)
EC Vila Nova (Passo Fundo/RS)
EF Olé (Montenegro/RS)
EF Porto da Vila (Rio Grande/RS)
Escola Furacão Atlético-PR (Novo Hamburgo/RS)
ACF Ouro (Ouro/SC)
Aliança EC (Chapecó/SC)
Arce Avante (Florianópolis/SC)
Bandeirante RFC (Florianópolis/SC)
Liverpool/Lico11 (Palhoça/SC)
CA Juventud (Las Piedras/UY)
CB Sports (Curitiba/PR)
Taboão da Serra FCK (Taboão da Serra/SP)