Comunidade prepara 12ª Paixão de Cristo

Imigrante

Comunidade prepara 12ª Paixão de Cristo

Releitura aponta morte do filho de Deus como consequência de disputa por poder

Comunidade prepara 12ª Paixão de Cristo
Vale do Taquari
CCR-aviso-ponte

Os preparativos para o espetáculo da Paixão de Cristo iniciaram na segunda-feira. O diretor e produtor da peça, Marcelo Brentano, reuniu o elenco para nomear os artistas e determinar os respectivos personagens. O encontro no Convento Franciscano São Boaventura, bairro Daltro Filho, permitiu estudo coletivo sobre as novidades no roteiro. A apresentação ocorre nos dias 7 e 8 de abril, no convento, com entrada gratuita.

O primeiro ensaio reuniu 50 moradores. O elenco é composto por cem artistas amadores. A orientação aos participantes ocorre por meio de oficinas sobre artes cênicas. As aulas financiadas pela administração municipal estão marcadas para as segundas-feiras à noite. O roteiro terá 40 cenas. Parte do script já foi distribuída. O fim da produção está sendo reescrito com linguagem contemporânea, em uma tentativa de emocionar o público.

Conforme Brentano, a base do texto está na crucificação, julgamento e ressurreição de Jesus Cristo, mas permite explorar episódios considerados secundários à história. Este ano, o objetivo é enfatizar as disputas pelo poder, autoridade e domínio. Personagens como o governador Pôncio Pilatos, rei Herodes e a representatividade do Sinédrio nas decisões sobre o povo terão destaque.

A produção aborda a crucificação do Messias como medida adotada pelos políticos para retomar o controle sobre a população. A condenação do homem que atraía multidões e afirmava ser filho de Deus será apresentada como solução para suposta mobilização reacionária. Para Brentano, o contexto expõe a busca pelo poder como cerne da peça. As alterações têm finalidade de instigar comparativo com o cenário político atual.

Imigrantenses encenam espetáculo de mártir bíblico nos dias 7 e 8 de abril

Imigrantenses encenam espetáculo de mártir bíblico nos dias 7 e 8 de abril

Repasse será votado na Câmara

Diferente da edição passada, o espetáculo será realizado mesmo que não consigam a aprovação de projeto pela LIC. O projeto de repasse do Executivo para a Associação Cultural, responsável por gerenciar a verba, pode ser encaminhado ao Legislativo.

O valor do repasse está indefinido. O investimento aproximado, com recursos da LIC, chega a R$ 150 mil para os dois dias de apresentações. O vice-prefeito que responde pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Charles Porsche, afirma que há projeto encaminhado para obter incentivo proposto. A projeção é desfavorável devido a impasses no gerenciamento e análise dos documentos.

Porsche aponta mudança nas leis e a necessidade de readequação de projetos como fatores que atrasaram o pleito por recursos adicionais. “Temos o projeto, mas como houve alterações. Mesmo assim, a associação cultural realizará o espetáculo. Infraestrutura de som, luzes e fogos de artifício deve ocorrer com ou sem LIC”.

Acompanhe
nossas
redes sociais