Temer entrega novas ambulâncias do Samu

Estado

Temer entrega novas ambulâncias do Samu

Servidores protestaram contra medidas de austeridade

Temer entrega novas ambulâncias do Samu
Estado

A primeira visita oficial do presidente Michel Temer ao RS ocorreu ontem, durante cerimônia de entrega de 61 ambulâncias do Samu. O ato ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Um forte esquema de segurança blindou Temer e o governador José Ivo Sartori dos protestos que ocorriam do lado de fora. Por duas vezes, a BR-116 foi bloqueada. A Brigada Militar usou gás lacrimogêneo quando os manifestantes tentaram entrar no parque.

O evento foi organizado para melhorar a imagem do presidente. Por isso, foi fechado ao público. Contou com a participação de prefeitos dos municípios beneficiados com novas viaturas, jornalistas credenciados e convidados oficiais.

Durante o encontro, Temer anunciou a intenção de trazer para o RS um dos cinco presídios federais, previstos no Plano Nacional de Segurança Pública anunciado na semana passada. O presídio é uma reivindicação do Piratini feita à União pelo secretário de Segurança, Cezar Schirmer.

No discurso o presidente afirmou que o clima de insegurança leva o governo à necessidade de construir presídios. “Espero que daqui a 20 anos quem esteja nessa tribuna venha dizer que está construindo só escolas e postos de saúde, e não presídios.”

Abordou as ações do governo como a aprovação da PEC do Teto dos Gastos e garantiu mais recursos para saúde e educação. Segundo ele, a medida de contenção de despesas não prejudicará as duas áreas. “Sabemos que saúde e educação são fundamentais para o desenvolvimento social.”

Também elencou as reformas Trabalhista, da Previdência e do Ensino Médio, ainda em tramitação. De acordo com o presidente, o andamento dessas medidas acima do tempo esperado permite ao governo federal trabalhar na reforma tributária.

Durante o pronunciamento, disse que espera ser lembrado como “um governo reformista”.

O governador Sartori fez um discurso de incentivo ao presidente e disse para não se preocupar com a impopularidade. “Nós todos temos que fazer o que precisa ser feito nesse momento histórico da vida do nosso país. Experiência não lhe falta, coragem tens de sobra”.

Sartori agradeceu aos esforços do governo federal na renegociação da dívida dos estados.

Cinco novas ambulâncias

Dos municípios de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa), Teutônia, Arvorezinha e Estrela poderão substituir as unidades básicas. Para Lajeado será feita a troca da UTI avançada.

Na região, Taquari também foi contemplado com uma unidade de suporte básico. O município não faz parte da cobertura do Consisa VRT.

Em todo o Brasil, serão distribuídos 340 veículos. No RS, foram repostas sete ambulâncias de suporte avançado, com valor estimado em R$ 297 mil por unidade, e 54 de suporte básico, ao custo de R$ 150,6 mil cada. As unidades foram entregues prontas para uso.

As cidades contempladas foram definidas com base em critérios técnicos do Ministério da Saúde. Para os municípios serem atendidos, os veículos precisavam ter mais de 200 mil quilômetros rodados, com um mínimo de três anos de uso e a solicitação prévia feita ao ministério.

Acompanhe
nossas
redes sociais