Hemovale registra aumento no número de doadores após o Natal

Vale do Taquari

Hemovale registra aumento no número de doadores após o Natal

Trabalhadores aproveitam férias para ajudar quem precisa

Hemovale registra aumento no número de doadores após o Natal
Vale do Taquari

O típico esvaziamento das cidades nesta época não tem sido problema para o Hemovale. O banco de sangue está com o movimento acima do normal. Nestes primeiros dias do ano, 250 pessoas estiveram no complexo. Em todo o mês de janeiro de 2016, foram 800 doadores.

Por dia, o local recebe de 30 a 40 doadores. Normalmente, a quantia não passava de 25. “É algo bem atípico, ainda mais nesta época. As férias sempre foram um período de queda no estoque”, afirma a enfermeira responsável pelo Hemovale, Cleci Maria Paloschi.

Grande parte das doações é direcionada, feita a pessoas específicas. Mas a enfermeira afirma que os auxílios voluntários também registraram ampliação. Nesses casos, o sangue é destinado a qualquer paciente.

[bloco 1]

De coração

Gilson Ramos Lara, 23, de Cruzeiro do Sul, é doador faz quatro anos. Ontem, ele esteve no Hemovale pela primeira vez em 2017. “Me sinto muito bem em ajudar”, resume. A inspiração surgiu da solidariedade de um familiar. “Quando meu tio precisou, muitos ajudaram. Agora, eu contribuo. Uma coisa motiva a outra”, explica.

Doador pela primeira vez, Cristian Coffri, 18, afirma que será um multiplicador da solidariedade. Ontem, ele auxiliou um parente. Mas já planeja voltar ao banco de sangue para novas coletas.

O morador de Teutônia Glauco Frederico Brune, 26, também doou ontem. “É parente de um vizinho, mas não conheço. Para mim não custa nada, não importa quem seja.”

Nunca é demais

Apesar da alta das últimas semanas, Cleci alerta que o estoque está com uma quantia regular de sangue. “Está bom, mas não sobrando.” O tipo mais necessário, no momento, é o AB. “É o que temos menos agora. Mas todos são importantes.” As doações podem ser feitas a cada 60 dias pelos homens, e a cada 90 dias pelas mulheres. São coletados de 450 a 500ml de sangue por vez.

Atendimento

O Hemovale funciona dentro do HBB – acesso pela Central de Visitas – de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 14h. No sábado, o expediente é das 7h30min às 11h. Agendamentos podem ser feitos pelo 3748-0442 ou 3011-0631.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais