Muita calma nesta hora

Fala Doutor

Muita calma nesta hora

A prática de exercícios físicos no verão requer uma série de cuidados, apontam os especialistas

Muita calma nesta hora
Vale do Taquari

Na cidade ou na praia, muitos aproveitam as férias para iniciar uma atividade física. Em qualquer momento, a prática exige avaliação médica e preparação física. Porém, neste período do ano, outro fator requer um cuidado extra: o calor.

Nesta semana, a sensação térmica ultrapassou os 40oC, um perigo para qualquer pessoa, afirma o educador físico João Oliveira. Principalmente para quem faz exercícios na rua, como caminhada, corrida ou pedalada. O problema é a exposição prolongada ao sol.

Para evitar qualquer sobressalto, o primeiro passo é beber água, do momento em que acorda até antes de dormir. A indicação é tomar, ao menos, dois litros por dia, de acordo com o peso da pessoa. “A hidratação deve ser feita sempre, não somente antes da atividade”, ressalta.

Manter uma boa alimentação é outro pré-requisito. Um prato composto por carboidrato, proteína e frutas da época, como abacaxi, melancia e manga ajuda a manter o corpo em dia, com energia suficiente. O café da manhã também é essencial.

Os melhores horários para praticar exercícios são no início do dia, no máximo até 9h, e no fim da tarde, depois das 18h30min. “Nesses períodos o sol já está mais baixo e as condições ficam melhores.” Oliveira indica que a prática não ultrapasse 30 minutos para quem está iniciando. “Também não é bom somente correr, mas alternar com a caminhada.”

O boné e o óculos de sol são aliados. Assim como uma garrafa de água gelada e o protetor solar, que precisa ser aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição solar.

Complicações

Quem não se previne fica desidratado. Conforme o cardiologista João Lourenço Feldens, essa é uma das complicações geradas pelo estresse térmico excessivo. Dentre os sinais do problema, estão desde sede, cansaço, até sensação de embriaguez e distúrbios visuais. Um dos sintomas iniciais normalmente são as caibras.

Para repor os sais minerais, a pessoa pode beber suco de laranja ou abacaxi, água de coco, além de bebidas isotônicas – indicadas somente para esses casos, pois em excesso causam ganho de peso ou risco para quem tem hipertensão.

Ainda mais cuidado

Para todas as pessoas o ideal ao praticar atividade física é que a frequência cardíaca não ultrapasse 70%. Para quem tem problemas cardiovasculares os cuidados devem ser ainda maiores. Hipertensos muitas vezes precisam ajustar os medicamentos e procurar realizar exercícios em ambientes mais frios, alerta o cardiologista.

As grávidas também exigem mais atenção nesta época. Elas têm tendência de baixa na pressão, causada pela vasodilatação. “O mais correto é ir ao médico e identificar se você tem algum risco. Ele saberá lhe dizer exatamente até onde pode chegar.”

Acompanhe
nossas
redes sociais