Comunidade elogia reabertura de unidade

Teutônia

Comunidade elogia reabertura de unidade

Posto de saúde no bairro Alesgut foi fechado em 2014 devido a problemas estruturais

Comunidade elogia reabertura de unidade
Teutônia
oktober-2024

Antes de encerrar o mandato como prefeito, Renato Airton Altmann cumpriu o prometido. Reabriu a Unidade Básica de Saúde no Alesgut. Desde 2014 o local estava fechado por ordem da Vigilância Sanitária (Visa). Com as adaptações concluídas, a reinauguração ocorreu em dezembro.

O prédio comportava a UBS e também escola de Educação Infantil com 60 alunos. A Visa interditou a unidade, alegando problemas nas redes hidráulica e elétrica, além da falta de acessos. A medida paliativa foi transferir os atendimentos de saúde para o posto de Languiru.

Com isso, o antigo prédio foi readequado e teve a conclusão ainda em 2016. A comerciante Solange Marinho, 56, comemora. Antes se deslocava até o posto de saúde em Languiru e encontrava falta de vagas. “Tínhamos que marcar em uma semana para ser atendido na outra. Parece que tinham prioridades e nós ficávamos com as vagas que sobravam.”

Ela relata que precisou tirar a sutura de um ferimento. Em Languiru, aguardou três horas e não conseguiu atendimento. Descontente, retornou para casa e no dia seguinte foi até Canabarro. “Fui de ônibus e levei 15 minutos para tirar os pontos. De ônibus demorou uma hora apenas. Sem contar que o atendimento lá é muito melhor, nota 10”, avalia.

Marieli Luiza Otto, 18, acredita que o bairro não pode mais ficar sem unidade de saúde. O crescimento populacional é visível com ampliação de loteamentos. “Estava muito complicado sem o posto no bairro. O Alesgut já é um bairro grande e está crescendo cada vez mais. Agora tem apenas um médico, mas acredito que ampliarão ainda.”

Executivo acena melhorias

Em Canabarro, 2017 começa com expectativa de melhorias na saúde. A projeção é que na próxima semana o prefeito Jonatan Brönstrup anuncie novidades para o setor, no bairro mais populoso da cidade.

Durante a campanha, o gestor apresentou a ampliação dos horários de atendimento no Centro Avançado de Saúde até as 22h ou 24h. Outra medida elencada em campanha é a reativação da Unidade Móvel de Saúde. O serviço deve atender o interior, com serviços em domicílio a pacientes com dificuldade de locomoção ou acamados.

Acompanhe
nossas
redes sociais