Competição inicia neste sábado em Xaxim

Amador de Progresso

Competição inicia neste sábado em Xaxim

Nove equipes participam desta edição, entre elas, o atual campeão Flamengo

Competição inicia neste sábado em Xaxim
Vale do Taquari

O campeonato amador de futebol é o programa preferido para as férias no município. Com a participação de nove clubes, a competição organizada pela Liga de Futebol Amador de Progresso (Lifap) inicia neste sábado, às 15h, em Xaxim. O encerramento será em maio.

A rodada de abertura inicia com o atual campeão, Flamengo A, de Xaxim, recebendo o Achados e Perdidos, de São Luiz. Depois duelam Cruzeiro, de Alto Honorato, e Internacional, de Campo Branco.

No domingo, os jogos ocorrem no campo do Gaúcho, no centro, a partir das 15h. São eles: São João, de Alta Picada Serra, versus Flamengo B, de Xaxim, e Sempre Unidos, de Apitiri, versus Amizade, de Morro Azul.

Na primeira fase, o campeonato é formado por nove equipes em chave única, em que todas se enfrentam em turno único. Oito se classificam para a fase mata-mata. Os participantes desta edição são: Cruzeiro (Alto Honorato), Sempre Unidos (Apitiri), Cruzeiro (Tiririca), Flamengo A e B (Xaxim), Achados e Perdidos (São Luís), Amizade (Morro Azul), São João (Alta Picada Serra) e Internacional (Campo Branco).

Futebol para poucos

Progresso tem seis mil habitantes e 20 clubes amadores, mas apenas nove disputam o campeonato. Dentre os que ficaram de fora, está o maior detentor de taças, o Gaúcho, do centro. Campeã em dez oportunidades, a equipe fica de fora da competição pela primeira vez.

Tesoureiro da entidade, Fabrício Barbieri salienta que o clube não participa do certame para conter despesas e focar nas reformas da sede social que iniciam em fevereiro. “Muitos ficaram sentidos, mas foi necessário ficar de fora este ano para focar nas reformas.” Conforme ele, o clube disputará o municipal de veteranos em virtude do custo menor para participar ser menor.

[bloco 1]

Campeão busca o hexa

Campeão da última edição, o Flamengo, de Xaxim, busca o hexacampeonato. Para esta edição, o clube teve perdas significativas, como os irmãos Fabiano e José Henrique Ingremani, além do zagueiro Xandão e do lateral-direito Matias. Em contrapartida, Mateus Battisti, Luís Ricardo, Michel e Daniel Cerruti reforçam a equipe. O artilheiro do Regional Aslivata, Joceir Florencio, é o destaque e a aposta para 2017.

Robledo Carissimi será o treinador. O comandante acredita que o time está focado e pronto para vencer mais uma edição. “A expectativa é atender a comunidade que é apaixonada por futebol e apoia o time sempre.” Para ele, o campeonato será o mais nivelado e um dos mais disputados nos últimos anos.

Comunidade de Apitiri retorna ao certame

Longe da competição faz anos, a comunidade de Apitiri retorna nesta edição. Na última vez em que participou, o representante era o São Roque. Em 2017 quem joga em nome da localidade é o Sempre Unidos. Sem campo em Apitiri, o clube alugou o gramado do Gaúcho, distante sete quilômetros da sociedade.

Um dos responsáveis pelo retorno é Tiago Almeida. Ele sugeriu reunir todos os associados e trazer alguns atletas que são naturais da comunidade, mas residem em Porto Alegre. “Já jogamos o municipal de salão e 7, aí perguntamos por que não jogar o campo também? Vamos ver no que vai dar.”

Acompanhe
nossas
redes sociais