Descompasso público ameaça cadeia leiteira

Vale do Taquari

Descompasso público ameaça cadeia leiteira

Secretário Ernani Polo recebeu comitiva regional na sede da Secretaria de Agricultura

Descompasso público ameaça cadeia leiteira
Vale do Taquari

As dificuldades enfrentadas pelo setor lácteo gaúcho levaram mais de uma dezena de líderes à audiência com o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo. No encontro de uma hora e meia, a presidente do Codevat, Cintia Agostini, entregou um documento em que expõe os efeitos negativos que a redução dos créditos presumidos causará, caso o projeto em tramitação na Assembleia Legislativa seja aprovado. Serão atingidos, principalmente, o setor leiteiro e as demais cadeias produtivas mantidas pelas cooperativas.

No estado, a estimativa de prejuízos só na cadeia leiteira é de R$ 240 milhões. A perda de competitividade se ampliará, ainda mais com o custo logístico do RS, 10% maior do que no restante do país.

Para o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, as cooperativas já não suportam a concorrência “desleal” de multinacionais favorecidas com incentivos fiscais e sem os mesmos compromissos com a sustentabilidade do setor.

O vice-presidente da Cosuel, Pascoal Bertoldi, foi enfático em relação às importações de leite: “A redução de impostos por meio de decreto datado de setembro de 2016 foi o principal causador desse desmantelamento”. Pascoal alertou para os graves prejuízos causados aos produtores, cooperativas e setores dependentes, algo que se ampliará com o possível fim dos créditos presumidos. “Isso causará danos irreparáveis à economia e inviabilizará as cooperativas.”

O secretário de Agricultura de Estrela, também produtor de leite, Adão Braun, relatou o assédio de uma multinacional para contratar produtores, hoje vinculados às cooperativas. Salientou a importância de o secretário liderar uma articulação que crie o ordenamento do setor.

Polo reconheceu a importância de manter os créditos fiscais para o setor produtivo. Informou que existe uma pressão na Secretaria Estadual da Fazenda para limitar os incentivos fiscais, mas garantiu ser contrário à retirada desse incentivo ao setor produtivo.

Sobre a importação de leite, empurrou o problema à política nacional, mas informou haver um movimento dentro do governo gaúcho para tarifá-la.

Líderes de diversas entidades e setores integraram a comitiva regional

Líderes de diversas entidades e setores integraram a comitiva regional

IGL também foi pauta

Além dos créditos presumidos, importação de leite e incentivos fiscais às multinacionais, o grupo do Vale expôs a importância e legitimidade do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), para a articulação da cadeia leiteira, especialmente no que tange os pequenos produtores e agroindústrias.

Polo se disse favorável. “Meu desejo é que haja um entendimento no setor. A dificuldade está no grande número de entidades que congregam o instituto”, comentou. Para ele, o IGL deve ser mais enxuto e agregar quem está disposto. Sugeriu ao grupo continuar empenhado na melhoria e reestruturação da entidade. “Quem sabe da dificuldade surge o fortalecimento e novas estratégias.”

Polo ainda admitiu que o convênio com o FundoLeite pode ser retomado se haver unidade e interesse dos setores envolvidos. “Nada impede”, resumiu.

Avaliação

A maioria do grupo saiu satisfeita com a diplomacia e franqueza de Polo. “Quero acreditar que o secretário foi sincero”, disse o presidente da CIC, Ito Lanius, referindo-se ao apoio manifestado pelo representante estadual.

Sem objeções, Polo foi político, e prometeu empenho nas reivindicações. Sugeriu pressão junto aos deputados e órgãos competentes para a evolução dos pleitos apresentados. Se disse sensível aos apelos e mencionou sua trajetória de filho de agricultores.

Cintia também avaliou como positiva a reunião, mas salienta que a agenda não termina. O próximo encontro será com o vice-governador, José Augusto Cairoli, conforme promessa feita por ele durante recente reunião-almoço na Acil. Igualmente serão agendadas visitas aos deputados estaduais da base aliada e da oposição, para tratar dos mesmos temas.

Acompanhe
nossas
redes sociais