Polícia Civil paralisa serviços por três dias

Vale do Taquari

Polícia Civil paralisa serviços por três dias

Decisão foi tomada em assembleia. Delegacias reduzem serviços durante operação padrão

Polícia Civil paralisa serviços por três dias
Vale do Taquari
oktober-2024

Nos dias 24 e 26 deste mês, nas 19 delegacias da região, apenas serão registrados crimes contra a vida, como roubos, homicídios, latrocínios e violência doméstica.

Não serão efetivados desde mandados de busca e apreensão até investigações, operações policiais e registrados crimes de menor gravidade, como ameaça, difamação, injúria e perda de documento. Os motivos da paralisação são o parcelamento do 13º salário e a votação do chamado Pacote de Modernização do RS.

Além disso, a vice-presidente do Ugeirm, Magda Lopes, ressalta que a manifestação ocorre como forma de denunciar a falta de investimento na segurança pública. “Desde que o governo Sartori começou, há apenas cortes e a criminalidade não para de crescer.”

Cita que, desde que Sartori assumiu, as delegacias têm redução de mais de 50% nos tíquetes de combustíveis. Em outubro, a Delegacia Regional de Polícia passou a receber 40% da verba de custeio, usada para consertos em geral. E faz dois meses que toners, usados para a impressão, não são repostos. “Estamos pedindo emprestado. As impressoras do plantão funcionam com dinheiro da Alsepro”, frisa.

Além disso, Magda lembra a defasagem no efetivo, no pagamento de horas extras e diárias, bem como o parcelamento dos salários. “É uma carga psicológica negativa muito grande. Ninguém está estimulado a trabalhar dessa maneira. Arriscar sua vida sem uma estrutura.”

Marcha

No dia 24, os policiais devem se reunir em Porto Alegre para a Marcha da Segurança Pública contra o pacote. Eles acreditam que na data será feita uma chamada extraordinária da Assembleia Legislativa para avaliação de algumas medidas, como a legalização do parcelamento dos salários e do 13º e a privatização das estatais. Aqueles que não participarem do ato devem permanecer em seus locais de trabalho a fim de orientar a população.

Operação padrão

Desde o início do governo, os policiais civis fazem a operação padrão. As primeiras vezes, em decorrência do parcelamento de salários. Consiste nas restrição das ocorrências e operações policiais. A última iniciou no dia 20 de dezembro, e atinge 19 delegacias de 31 municípios da região.

Acompanhe
nossas
redes sociais