Alunos fazem fila em busca de uma vaga

Lajeado

Alunos fazem fila em busca de uma vaga

Pais e estudantes enfrentam temporal em busca de vagas para o turno da manhã nas escolas da rede estadual

Alunos fazem fila em busca de uma vaga
Lajeado
CCR-aviso-ponte

A abertura do período de matrículas da rede pública estadual gerou filas nos dois maiores colégios de Lajeado. Pais e alunos que ingressam este ano no Ensino Médio começaram a se aglomerar já na terça-feira em frente às escolas Castelo Branco e Érico Veríssimo para garantir uma vaga no turno da manhã.

Priscila Haubamam, 17, chegou por volta das 16h de terça-feira no Castelinho e já encontrou fila. Ela terminou o Ensino Fundamental na escola Vida Nova, no bairro Conventos, e prefere estudar de manhã porque pretende trabalhar no turno inverso.

Priscila e outras 200 pessoas passaram a madrugada na calçada da rua Bento Gonçalves. Enfrentaram um temporal, seguido de um apagão. “Fiquei sem dormir e sem tomar café da manhã, além de ficar preocupada com a segurança.”

Algumas pessoas relataram terem sidas assaltadas durante o período em que a rua ficou às escuras. “Levaram meu celular. Ligamos para a polícia, mas demoraram muito para chegar”, disse uma adolescente de 15 anos.

Pouco antes das 8h, teve início uma discussão. Uma mulher acusou um grupo de pessoas de furar a fila, pediu para se retirarem e foi apoiada por outros pais e alunos. A confusão acabou logo depois, quando as portas foram abertas.

Segundo Adria Rocha, 15, a fila para matrículas no colégio ocorre todos os anos, mas em 2016 foi pior por causa da chuva e da falta de iluminação. Uma lona foi estendida, mas não foi suficiente para abrigar todos.

De acordo com a coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder, as filas ocorrem devido ao grande número de alunos que opta pelo turno da manhã. “Temos vagas para todos, mas algumas famílias terão de se organizar para que os filhos estudem à tarde ou à noite.”

Para ela, o esforço dos pais e dos estudantes mostra a preocupação da comunidade com a educação. Sugere que as famílias mantenham uma dedicação de tempo para a escola dos filhos durante o ano letivo.

Maior concorrência

De acordo com Greicy, a escola com maior procura de alunos é a Érico Veríssimo, no bairro São Cristóvão. As primeiras famílias começaram a chegar ao local por volta das 5h de terça-feira. À noite, centenas de pessoas se aglomeravam na calçada, e a fiscalização de trânsito instalou cones para alertar os motoristas.

Conforme a diretora da escola, Denise Sandri Labres, as portas do educandário foram abertas mais cedo ontem devido à chuva e à quantidade de pessoas aguardando na fila. Segundo ela, a escola tem um número limitado de salas.

Conforme a CRE, serão 300 vagas no 1o ano do Fundamental na escola e quatro turmas ficarão no turno da tarde. Para Greicy, a localização, o reconhecido trabalho pedagógico e a estrutura física e de equipamentos do colégio explicam a demanda por vagas.

Fique atento

Foram abertas 702 vagas para o Ensino Médio em Lajeado, com 510 pré-inscritos. Em todo o Vale do Taquari, são 3,4 mil vagas disponíveis e 1,8 mil alunos pré-inscritos.

As matrículas para alunos egressos do Ensino Fundamental seguem até o dia 17 de fevereiro para alunos que se pré-inscreveram pela internet. Após, serão abertas vagas para alunos sem inscrição prévia.

As transferências entre escolas para alunos do 2º ao 9º ano do Fundamental começam amanhã e vão até o dia 13 de janeiro. Podem ser realizadas na página da Secretaria da Educação (www.educacao.rs.gov.br/). Transferências de alunos do Ensino Fundamental ocorrem entre 27 de janeiro e 17 de fevereiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais