Aulas reforçam o prazer de cozinhar

Teutônia

Aulas reforçam o prazer de cozinhar

Professores ensinam todo o processo alimentar, do plantio ao preparo dos pratos

Aulas reforçam o prazer de cozinhar
Teutônia

Uma terapia dentro da cozinha. É o que propõe a chef e psiquiatra Michele Valent e o jornalista e fotógrafo Peter Krause. Desde o ano passado, eles dão aulas de culinária com o propósito de reforçar nas pessoas o gosto pelo ato de cozinhar.

Os cursos ocorrem na escola Gastroterapia, no espaço Giardin 1I. Lá, o casal ensina todo o processo alimentar. Desde o plantio e cultivo, até a preparação e degustação. “É mais que curso ou uma experiência gastronômica, é um senso de comunidade e realização. Oferecemos a hospitalidade, o humor, a possibilidade de sair de nossos casulos e nos entendermos”, afirma Krause.

De acordo com ele, a ideia de criar a Gastroterapia surgiu em 2011, depois que Michele resolveu tirar um período sabático do trabalho para estudar gastronomia no Italian Culinary Institute for Foreigners. (ICIF). Depois de terminar o curso, ela passou a dar aulas de ervas e temperos no local.

Quando voltou a Teutônia, os ensinamentos se estenderam para uma turma de amigos. “Eles que batizaram as aulas de Gastroterapia inicialmente porque era a psiquiatra que ensinava a cozinhar.”

Mais do que um empreendimento, a proposta representa um estilo de vida. “Brincamos que temos uma cozinha com uma sala e quartos.” Eles plantam feijão, milho, ervilha, morango, tomate, cenoura, além dos temperos. “É um cultivo urbano, orgânico.”

Curso marcado

Neste sábado, 7, o casal faz o primeiro encontro do ano. A partir das 11h, ocorre um bate-papo com o acadêmico de Agronomia e estudioso de permacultura urbana Jefferson Pietro Mota. Ele ensinará técnicas sobre plantio na cidade, controle de pragas e identificação de plantas.

“Serão ensinadas técnicas de jardinagem e horticultura orgânicas em pequenos espaços.” Para participar, os interessados precisam escrever ao contato@ilgiardin.com.br ou 99885-8821.

Como ocorre

No início os participantes são apresentados à receita. Depois, vão para a horta a fim de colher os ingredientes necessários. Então vem o preparo coletivo e, por fim, a degustação.

Acompanhe
nossas
redes sociais