Devido à combinação de calor e umidade, nuvens carregadas se formam na região e oferecem condições para pancadas de chuva forte e temporais localizados.
Durante o sábado, o sol aparece por alguns intervalos, mas o tempo ainda não firma, podendo chover de forma irregular. Na virada de ano, há condições para chuvas isoladas, sendo que em alguns pontos do Vale o ano termina com muita chuva. O dia será quente e abafado com temperatura máxima de 32°C.
No primeiro dia do ano, o calor aumenta e à tarde será abafada. Novas chuvas de verão podem ocorrer entre à tarde e à noite. A previsão é de que os termômetros registrem ainda mais calor no domingo, podendo chegar a 34°C.
Conforme a coordenadora do Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, Fabiane Gerhadt, as chuvas de verão serão comuns, resultantes do aquecimento do solo durante o dia.
Na segunda-feira, pouca coisa muda. Calor e umidade proporcionam chuvas isoladas e sensação de abafamento. A temperatura máxima pode chegar a 33°C.
Granizo na região
Na tarde de ontem, as pancadas de chuvas resultaram em granizo em algumas regiões. O fenômeno atingiu algumas lavouras de Santa Clara do Sul e Forquetinha. Os casos isolados são reflexo do choque entre as altas temperaturas e os ventos que carregam a frente fria.