Hoppe confirma 13º para vereadores

Lajeado

Hoppe confirma 13º para vereadores

Presidente autoriza valor de 2016. Vereadores ainda cobram o retroativo de 2015

Hoppe confirma 13º para vereadores
Lajeado

A última ação do presidente do Legislativo, Heitor Hoppe, do PT, foi autorizar o pagamento do 13º salário de 2016 para dez parlamentares. O petista, no entanto, negou o reembolso retroativo de 2015 do benefício, que não foi pago no ano passado pelo ex-chefe da câmara, Carlos Ranzi (PMDB)

Com a decisão de Hoppe, mais de R$ 60 mil dos cofres do município foram destinados para os parlamentares Ildo Salvi (REDE), Antônio Schefer (PMDB). Delmar Portz (PSDB), Waldir Gisch (PP), Carlos Kayser (PP), Lorival Silveira (PP), Círio Schneider (PP), Djalmo da Rosa (PMDB), Élio Lenhardt (PT) e Adi Cerutti (PSD).

Todos assinaram um requerimento produzido por Schefer no dia 19 de outubro passado. Eles também exigiam a quitação do 13º salário de 2015, além de 1/3 de férias referente ao mesmo período. Hoppe, no entanto, optou por apenas pagar o valor de 2016, sem atender as demais solicitações.

No entanto, diante da negativa dele em atender toda a reinvindicação dos colegas de plenário, alguns parlamentares pretendem ingressar na Justiça para receber os valores do ano passado. Schefer e Portz já confirmaram tal intenção. O primeiro, inclusive, avisou que faria isso durante o pronunciamento na câmara.

Só Sérgio Kniphoff (PT), Sérgio Rambo (PT), o próprio Hoppe e Carlos Ranzi optaram por não receber os valores este ano. Eloede Conzatti (PT), que reassumiu a cadeira após quase quatro anos como secretária de Educação, também abriu mão do valor.

[bloco 1]

Antiga polêmica

Ranzi, em 2015, também enfrentou pressão dos colegas para pagar o benefício naquele ano. Ele optou por não pagar. Apesar de negar o 13º no ano passado, o próprio peemedebista recebeu R$ 12 mil em 2014, valor referente aos anos de 2013 e 2014, que não haviam sido pagos pelos respectivos presidentes.

Duplo 13º salário

A autorização de Hoppe causou uma situação curiosa. O vereador Carlos Kayser, do PP, também é servidor concursado na Secretaria de Planejamento de Lajeado, onde atua como fiscal. Com isso, vai receber dois 13º salários custeados com recursos do município. O parlamentar não foi reeleito e, em 2017, já foi confirmado pelo futuro prefeito, Marcelo Caumo, como novo diretor do Departamento de Trânsito.

Acompanhe
nossas
redes sociais