Prefeitos eleitos de três cidades da região definiram os últimos nomes para composição das equipes de governo. Em Estrela, o secretariado completo foi anunciado nessa sexta-feira, 30.
Em Teutônia, o cenário é diferente. Algumas pastas serão absorvidas por outras para contenção de despesas. A mesma situação ocorre em Santa Clara do Sul. Das sete secretarias, o próximo governo reduziu três e manterá quatro grandes áreas.
Mallmann anuncia equipe
A composição do secretariado de Estrela foi anunciada na manhã dessa sexta-feira, pelo prefeito reeleito Rafael Mallmann. Das 11 repartições, cinco secretários permanecem com as mesmas atribuições.
Além desses, o atual titular da Administração e Recursos Humanos, Henrique Lagemann, ocupará a Secretaria da Fazenda. Diferente da situação de outros municípios, em Estrela não houve redução de secretarias.
O mecanismo foi adotado por alguns municípios do Vale como mecanismo para conter despesas.
Da atual composição, permanecem nos cargos os secretários da Educação, Marcelo Mallmann; da Saúde, Elmar Schneider; da Agricultura, José Adão Braun; de Esportes e Lazer, Julio Saldanha; e do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein.
Teutônia
O prefeito eleito, Jonatan Brönstrup, definiu nesta semana os titulares da Saúde, Assistência Social e Planejamento. O próprio tucano será o responsável pela Secretaria de Saúde. Ele manterá a atual secretária, Marlene Metz, como sub-secretária. Ela trabalha no setor em cargo de comissão faz mais de 12 anos e tem um amplo conhecimento da área. A partir do início da gestão, a pasta vai agregar a Assistência Social e Habitação.
Ricardo Wagner será o gestor da Secretaria de Planejamento. O indicado é empresário.
Santa Clara do Sul
O prefeito eleito Paulo Cezar Kohlrausch e o vice Fabiano Immich definiram a equipe de governo. A administração municipal terá quatro secretários.
Ana Paula Mallmann ficará responsável pela Administração, Planejamento e Fazenda. Educação, Cultura, Turismo e Juventude será gerida por Mauro Heinen. Edson Mallmann comandará Obras, Agricultura e Meio Ambiente. Saúde e Assistência Social terá Iara Kohlrausch como gestora. O chefe de Gabinete será Estevão Heisler e o coordenador de Comunicação, Rafael Simonis.