Um 2016 para esquecer
Desde que comecei a escrever para o A Hora, em março de 2014, nunca tinha visto um ano tão ruim para as equipes de esportes coletivos do Vale do Taquari. Com poucos recursos, Lajeadense, no Gauchão, e Centauros, no estadual de Rugby, foram rebaixados para a segunda divisão. No futsal, a ASTF flertou com o rebaixamento, livrando-se de cair para a Série Prata apenas no quadrangular final. A Alaf fez uma campanha para esquecer na Liga Nacional, ficando entre os últimos colocados. Na Série Ouro, o time caiu na segunda fase, sem conseguir chegar à semifinal. Espero que 2017 seja um ano melhor para todos e que possamos ver cenas como esta da foto de novo.
Municipais 2017
Após as festas de fim de ano, os municipais de futebol de campo começam a ganhar forma. O primeiro a iniciar será o de Progresso, com a rodada de abertura no dia 8 em Xaxim. Nove clubes participam.
* Em Arroio do Meio, a primeira reunião teve a presença de 11 clubes – Passo do Corvo, Guarany, União, Esperança Rui Barbosa, Amigos, Sete de Setembro, Forquetense, Cruzeiro, Bola Cheia, Palmense e Rui Barbosa. Próximo encontro será no dia 9 de janeiro.
* Travesseiro, Capitão, Coqueiro Baixo e Pouso Novo preparam a primeira edição da Taça Integração. A Copa integrará seis clubes – CE Travesseirense, GE São João, 7 de Setembro, Juventus, São José e CMD Pouso Novo.
* Organizado pela Acat, o municipal de Teutônia deve ter a participação de 12 equipes. Já a Taça da Amizade pode ter dez e contar com a participação de times de Boa Vista do Sul.
Mercado do futsal
Cristian Vaguetti (foto), goleiro da Alaf nesta temporada, assinou com o Guarany, de Espumoso, para a disputa da Série Ouro em 2017. Outro que permanece no time da Região Norte é o pivô Bipe, que defendeu as cores da Alaf em 2015.
O fixo Carlão, que estava na Alaf, assinou com o São José Futsal, de São Paulo.
Com passagem vitoriosa pela Alaf em 2016, o pivô Bruno Petry acertou com o Atlântico, de Erechim.
Ex-técnico da ASTF, Morruga é o nome mais cotado para ser auxiliar técnico da seleção brasileira de futsal.
Indefinições
Enquanto as equipes de futsal gaúcho buscam contratações, a Alaf, de Lajeado, e a ASTF, de Teutônia, esperam passar as festas de fim de ano para começar a definir a próxima temporada.
Segundo o presidente do time lajeadense, Alexandre Heisler, a direção ainda trabalha para fechar as contas deste ano. Só depois discutirá 2017. “Como o campeonato começa só em abril, temos tempo para pensar o time com calma.”
Já o diretor da ASTF, Luiz Rückert, revela que antes da metade de janeiro não deve apresentar novidades. “Estamos correndo atrás de patrocínio para ver como podemos estruturar o projeto para o ano que vem.”