Moradores denunciam abandono de animal

Santa Clara do Sul

Moradores denunciam abandono de animal

Município e BM tentam resgate em pet-shop fechado

Moradores denunciam abandono de animal
Vale do Taquari
CCR-aviso-ponte

A administração municipal tenta solucionar uma situação de abandono de animais denunciada por moradores do centro. Eles encontraram uma gata presa dentro da sala comercial onde funcionava um pet-shop. Ela estaria em meio à sujeira e sem ventilação há pelo menos duas semanas.

As testemunhas teriam quebrado o vidro da sala para tentar arejar o local e dar comida ao animal. Elas também suspeitam da existência de outros bichos no local, dentro de gaiolas para roedores.

Na tarde de terça-feira, 27, agentes da Vigilância Sanitária, acompanhados da veterinária do município, vistoriaram o local e confirmaram o caso de maus-tratos. O vidro quebrado pelos moradores havia sido coberto com um papel pardo e o local estava em condições de higiene precária, com muitas fezes e moscas mortas espalhadas pelo chão.

De acordo com a secretária da Saúde, Helena Hermann, o município registrou ocorrência na Brigada Militar e entrou com pedido na Justiça para invadir o imóvel e resgatar o animal. A expectativa é obter a liminar em 24 horas.

“Tentamos encontrar os donos do imóvel, que a princípio ainda moram na cidade, e fomos até a casa deles, mas não conseguimos contato”, ressalta. Apesar de o pet-shop estar fechado, não foi registrada a baixa do empreendimento na Secretaria da Fazenda.

Conforme o município, a gata será tratada e encaminhada para adoção

Conforme o município, a gata será tratada e encaminhada para adoção

Fatores de risco

Ao participar da vistoria, a veterinária Aline Veiga Vimpel ficou consternada. Segundo ela, ao retirar o papel pardo que cobria o vidro, a temperatura do local chamou a atenção. “Foi um dos dias mais quentes do ano e a peça parecia um forno.”

Conforme a veterinária, mesmo que os proprietários deixem água e comida no local, a situação é de total insalubridade para o animal. O próprio confinamento, alega, é um fator de risco para felinos e pode resultar em doenças decorrentes do estresse.

Outra preocupação de Aline é pelo fato de a gata estar com os mamilos inchados. Isso significa que está em período de lactação e possivelmente tenha filhotes pequenos. “Não sabemos ainda se os filhotes estão lá dentro, o que, nas condições do local, seria terrível.”

Adoção

Conforme a secretária da Saúde, após o resgate, a gata será levada a um pet-shop que se disponibilizou a tratá-la e encaminhá-la para adoção. Segundo Helena, já há interessados em ficar com ela.

Helena recomenda aos moradores contatar a prefeitura sempre que testemunharem situações de maus-tratos com animais.

O que diz a Lei

Criada em 1998, a Lei de Crimes Ambientais prevê detenção, de três meses a um ano, além de multa, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A pena é aumentada de 1/6 a 1/3 em caso de morte do bicho.

Abandono ou confinamento em locais pequenos e anti-higiênicos ou em áreas sem ventilação são considerados maus-tratos.

Acompanhe
nossas
redes sociais