O prefeito eleito de Encantado, Adroaldo Conzatti (PSDB), anunciou a composição do secretariado na manhã dessa segunda. Das dez secretarias, cinco terão responsáveis. O vice-prefeito, Enoir Cardoso, responderá pelas pastas de Agricultura e Desenvolvimento. Ele deve optar pelo subsídio de uma das funções. Conzatti ficará na gestão do Planejamento.
O corte no número de secretarias faz parte do plano de gestão do novo governo. De acordo com o eleito, os Cargos em Comissão (CCs) e Funções Gratificadas (FGs) serão reduzidos na proporção. Ainda não há definição do número de nomeações nesses cargos.
No total, quatro pastas foram absorvidas. Segundo Conzatti, a pasta de Administração absorveu a de Planejamento. Educação e Cultura acumulará as atividades de Juventude, Desporto e Turismo. Desenvolvimento ficará concentrada na Agricultura. Saúde agregará Assistência Social.
Após eleito, o tucano havia anunciado a diminuição de pelo menos quatro secretarias. O objetivo é reduzir 40% das despesas, para garantir recursos e aplicar em investimentos no município.
Além disso, o corte de despesas tem a intenção de colocar fim ao turno único. Uma prática adotada para conter despesas da máquina pública. Conzatti declarou em entrevista ao A Hora, no mês passado, que a partir da próxima gestão os decretos de turno único não devem acontecer. Na avaliação do tucano, ele congela serviços por quase cinco meses.
Posse
A posse dos representantes do Executivo e Legislativo ocorre neste domingo, 1º de janeiro, às 18h, na câmara de vereadores. A transmissão de cargo será realizada no Centro Administrativo.
Confira a composição
Segundo Conzatti, o critério de escolha dos nomes respeitou a experiência e conhecimento técnico de cada área.
Administração e Planejamento – Joanete Cardoso Masiero é técnica em Contabilidade e atuou por duas gestões na administração pública. Hoje desempenha atividades no setor de compras e licitações da prefeitura.
Educação, Cultura e Juventude – Neide Graciola é professora da rede estadual faz 30 anos. Segundo o tucano, ela já respondeu na função em gestões anteriores. Sua experiência na pasta foi um dos aspectos observados para indicá-la.
Obras – Artur Lopes de Souza trabalhou por 20 anos na construtora Camargo e Correa. Também tem experiência em outras corporações que desenvolvem atividades ligadas à construção de obras públicas. A escolha do nome está ligada à experiência com atividades do ramo.
Agricultura e Desenvolvimento – Enoir Cardoso é vice-prefeito e responderá pelo setor de Agricultura. A escolha dele também respeitou os aspectos técnicos que a área exige e representa economia nas despesas, por acumular as funções da pasta e a de vice-prefeito.
Saúde e Desenvolvimento Social – A cirurgiã-dentista, Clarissa Pretto Scatola, atual responsável pela pasta, permanecerá na função. Segundo o prefeito eleito, a experiência e o desempenho nos últimos meses motivaram a permanência à frente do setor.
Fazenda – O vereador reeleito, Luciano Moresco, responderá pela secretaria. Formado em Direito, atuou na Administração Municipal de Encantado, Carazinho e Almirante Tamandaré do Sul. Foi assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Encantado.