Ciclistas voluntários presenteiam crianças

Estrela

Ciclistas voluntários presenteiam crianças

'Bicicletação' reuniu 30 participantes e entregou mais de 600 presentes de Natal

Ciclistas voluntários presenteiam crianças
Estrela

Pelo segundo ano, o grupo de ciclistas Riders vai aos bairros da cidade para distribuir presentes às crianças carentes. Entre os itens, além de brinquedos, doaram roupas e utensílios domésticos.

Os 30 participantes percorreram cinco bairros: Oriental, Boa União, dos Estados, Imigrantes, Loteamento Popular e Centro. A pedalada foi equivalente a cerca de 20 quilômetros.

Um dos propósitos do grupo é a prática de exercícios físicos, além de provocar reflexão sobre o modo como a comunidade utiliza o trânsito. O uso da bicicleta frente ao aumento do número de veículos e consequente poluição se tornou alternativa sustentável.

De acordo com um dos organizadores, Paulo Sehn, entre os mais de 600 pacotes distribuídos, muitos tinham roupas e calçados. “Fomos de bike, pois, além de fazer bem para a nossa saúde, fazemos o bem para o próximo. Não só pelos presentes, mas pela questão ambiental que é a filosofia do nosso grupo.”

Em 2015, o Papai Noel entregou as mercadorias de bicicleta, mas neste ano, em função da alta temperatura, foi na carroceria de uma caminhonete. A cada entrega, voluntários e pais se emocionavam. “É algo que realmente não tem explicação. É preciso sentir mesmo. A reação de todos no grupo é de emoção.”

Conforme Sehn, para muitas dessas famílias, foi o único presente recebido no fim de ano. “Muitas vezes não temos a noção de que uma atitude tão simples pode provocar a realização de muitas famílias e crianças. Vimos isso nos pulos de felicidade das crianças correndo até o Papai Noel. Outras querendo o abraço da Mamãe Noel.”

Pedaladas solidárias

Este não é o único evento em que os participantes do grupo Riders despertam para a solidariedade por meio da bicicleta.

Neste ano ocorreu o 1° Pedal MTB Riders Estrela, que reuniu mais de 250 ciclistas do RS. O objetivo foi o mesmo: pedalar e promover a reflexão sobre o uso exagerado do automóvel.

Em outubro, no Dia da Criança, o grupo organizou um passeio ciclístico para arrecadar alimentos para entidades assistenciais. Mais de 150 ciclistas participaram e doaram 150 quilos de alimentos não perecíveis.

Para o próximo ano, mais dois eventos solidários e em prol do desenvolvimento sustentável estão programados.

Acompanhe
nossas
redes sociais