Abafamento e chuva marcam a semana

Vale do Taquari

Abafamento e chuva marcam a semana

Frente fria avança sobre a região e provoca temporais isolados, reduzindo o calor

Abafamento e chuva marcam a semana
Vale do Taquari

O choque do calor com uma frente fria que avança sobre a região pode provocar a formação de nuvens e chuvas intensas hoje e amanhã. Em alguns lugares, há risco de temporal.

Conforme a coordenadora do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH), Fabiane Gerhardt, apesar da chuva, haverá intervalos com predomínio do sol, quando as temperaturas podem variar. “Mas hoje ainda ocorre sensação de calor e abafamento.”

Os índices de raios ultravioleta ficam elevados durante o verão no Vale. “A população deve evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.”

De acordo com Fabiane, durante o verão, a Região Sul recebe a maior incidência do sol devido à angulação da Terra. “Por isso, temos dias quentes e com maiores índices de radiação solar.”

As características das estações podem mudar a cada ano. Dependem da atuação dos fenômenos globais e regionais. No ano passado, por exemplo, a influência do El Niño provocou um verão chuvoso com dias abafados.

A coordenadora do CIH afirma que neste ano há uma neutralidade climática, sem descartar a influência do La Niña no estado, mesmo que de fraca intensidade. “Isso resulta em um verão típico, com chuvas irregulares e dias quentes.”

Máxima de 32ºC

A previsão para hoje é de mínima de 21°C e máxima de 32°C.

Amanhã, a umidade continua no RS e proporciona o predomínio de nebulosidade. Pancadas de chuva podem amenizar o calor. A temperatura mínima será de 20°C, com máxima de 28°C.

Umidade aumenta abafamento

A sensação térmica é provocada pela combinação de calor e umidade. Por mais que as temperaturas da Região Norte sejam, por vezes, mais elevadas, na Região Sul parece ser mais quente. “Se uma massa de ar seco está atuando, a temperatura parece ser mais agradável. Já se estivermos sob influência de ar mais úmido, com a mesma temperatura, a sensação de calor será maior.”

Na região, as cidades localizadas na parte alta do Vale, como Arvorezinha e Ilópolis, apresentam temperaturas mais amenas que as cidades da parte baixa em virtude da altitude. Isso em qualquer época do ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais