Entre os clubes brasileiros que disputam a Copa Libertadores da América no próximo ano, o Grêmio ficou no grupo onde estão times de menor expressão no futebol sul-americano.
O sorteio dos grupos ocorreu nessa quarta-feira, na sede da Conmebol, no Paraguai. O representante gaúcho caiu no Grupo 8, ao lado do paraguaio Guaraní, do venezuelano Zamora e do chileno Deportes Iquique.
Escolhido como cabeça de chave, o Grêmio vai estrear fora de casa, na segunda semana de março. O presidente Romildo Bolzan, que esteve na solenidade da Conmebol, adianta que o clube precisará de um planejamento de logística especial devido à viagem à Venezuela. “O Grêmio pode passar bem dessa chave, mas não existe jogo jogado. Criamos uma boa condição de disputa”, avalia Bolzan.
Com os grupos definidos (veja lista na tabela), o Grêmio concentra toda a atenção na busca por reforços. Um atacante com faro de gol é a principal mira da diretoria. Ontem ganhou peso a informação sobre uma possível contratação de Cecílio Domínguez, do Cerro Porteño, do Paraguai.
Segundo o empresário do jogador, Diego Serratti, o Grêmio fez a melhor proposta para levar Domíngues para a Arena em 2017. Os valores da possível transação não foram informados. Em fase de desmanche de grupo, o Cerro pretende receber pelo menos US$ 8 milhões pelo jogador ( R$ 26 milhões).
Conforme o presidente Bolzan, o Grêmio busca pelo menos três atacantes para a Libertadores. Um deles teria a característica de jogador de área, perfil no qual se encaixa Domínguez, autor de 25 gols na temporada paraguaia.
O clube paraguaio não se classificou para a Libertadores 2017. O país será representado por Guaraní e Libertad e, na pré-Libertadores, pelo Olimpia.