Mundo egípcio desperta curiosidade

Lajeado

Mundo egípcio desperta curiosidade

Sarcófagos, múmias e papiros percorreram o mundo e ficam no Shopping até janeiro

Mundo egípcio desperta curiosidade
Lajeado
CCR-aviso-ponte

A exposição itinerante do artista egípcio Essam Elbattal ficará no Shopping até o dia 19 de janeiro. As peças abrem as portas para o antigo Egito e contam um pouco da história dos povos do Rio Nilo.

Réplicas famosas como o Escriba, A Múmia, papiros com desenhos e hieróglifos esculpidos em pedras e tubas. Alguns souvenirs como besouros, pirâmides, pingentes e narguilés podem ser adquiridos no saguão de entrada.

A réplica do sarcófago de Tutankhamon é a primeira a ser vista na entrada. A história conta que o arqueólogo Howard Carter começou a fazer escavações no Egito em 1891. No dia 4 de novembro de 1922, descobriu um túmulo de três mil anos. Era do faraó Tutankhamon morto entre os 17 e 19 anos.

A múmia de Tutankhamon foi encontrada dentro de um sarcófago de pedra que continha três caixões encaixados uns os outros. O último era de ouro. A tumba é uma das poucas encontradas intactas até hoje.

Na parte interna do local, um corpo mumificado jaz sob uma caixa de vidro. Adornos dourados fazem parte do processo pelo qual passavam os faraós quando morriam. Junto à múmia, há quatro cofres com cabeças de animais. Elas serviam para guardar as vísceras do morto.

De acordo com o curador egípcio Mohamed Rezk, a movimentação é intensa e algumas reações do público são curiosas. A principal dificuldade dos visitantes é refrear a vontade de tocar nos objetos. “Isto é um problema.”

O vigilante Marlon Maciel levou a filha de 9 anos para conferir a exposição. “Assim é mais fácil aprender um pouco de história”, afirma.

Um grupo de quatro pessoas que estava de passagem pelo Shopping aproveitou a parada no almoço para a visita. Mesmo que a viagem atrasasse um pouco, valeu a pena. “Existe um mistério em volta disso que desperta a curiosidade”, disse a corretora de imóveis Verjane Oliveira.

O artista Elbattal iniciou a exposição no Brasil em 1996. As obras rodaram o mundo e hoje são produzidas em um atelier em Porto Alegre.

2016_12_23_anderson-lopes_museu-egipcio

(SEM LEGENDA)

Rainha Nefertiti

A estátua da Rainha Nefertiti, mulher do faraó Akhenaton, faz parte dos famosos na história do antigo Egito. Ela ajudou a banir o culto aos antigos deuses e impor a crença em um único deus, Aton, o disco solar. Nefertiti, cujo nome significa “a bela que chegou”, foi considerada a mais bela de todas as rainhas egípcias. A tumba dela nunca foi encontrada.

Deus Toth

Uma das representações do Deus Toth era o íbis, ave de bico longo e recurvado. Existem várias espécies, mas o íbis branco era considerado a encarnação de Toth. Os egípcios adoravam essa ave devido à disposição de suas plumas negras e brancas assemelhando-se à lua na fase quarto crescente.

Acompanhe
nossas
redes sociais