Estado avalia transferência da 16ª CRS

Vale do Taquari

Estado avalia transferência da 16ª CRS

Estrela cede local para o órgão

Estado avalia transferência da 16ª CRS
Vale do Taquari
oktober-2024

A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) deve ocupar parte do antigo prédio da Polar, em Estrela. A possibilidade será concretizada mediante um estudo de viabilidade feito pelo governo do Estado. A análise verifica se o órgão pode desenvolver as atividades no local.

Na manhã de ontem, durante reunião com líderes regionais e servidores da coordenadoria, o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, entregou cópia da lei que autoriza a cedência do imóvel para sediar a CRS. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).

Segundo o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa), Sérgio Marasca, a região precisa unir forças para garantir a permanência da 16ª CRS no Vale.

A Amvat realizou uma reunião ampliada para defender a permanência da 16ª CRS no Vale. Um estudo feito pela Secretaria de Planejamento do Estado estabelecia o redirecionamento das Coordenadorias Regionais de Saúde. Pela proposta, a 16ª CRS seria integrada com a de Santa Cruz do Sul.

Logo após, líderes regionais foram recebidos em audiência na Casa Civil, em Porto Alegre. Durante o encontro, o governo do Estado garantiu que não haveria alterações.

O Executivo gaúcho ainda não se manifestou sobre a proposta de transferência da sede para Estrela. A situação aumenta a preocupação sobre a possibilidade de a 16ª CRS deixar a região. “Não importa se a sede do órgão ficará em Lajeado ou Estrela, devemos fazer um esforço conjunto para garantir a permanência”, afirma Marasca.

Durante o encontro, o prefeito de Estrela disse que o esforço independe de município, e não há qualquer tipo de disputa com Lajeado. Caso seja permitida a transferência da sede para Estrela, o órgão não precisará pagar aluguel.

No início de janeiro, os servidores vão solicitar um encontro com o prefeito eleito de Lajeado, Marcelo Caumo, para saber sua posição sobre o caso.

Prazo Curto

A definição quanto à mudança de sede deve ocorrer em pouco tempo. O órgão tem 90 dias para desocupar o prédio do INSS.

A concessão tem dez anos de duração, com possibilidade de renovação por mais dez. A CRS ficará localizada no mesmo local onde hoje funciona a Secretaria de Educação.

Acompanhe
nossas
redes sociais