Nesta quinta-feira, 22, as 448 famílias contempladas no Programa Minha Casa Minnha Vida escolhem os apartamentos onde pretendem morar nos condomínios Novo Tempo 1 e 2. As escolhas serão feitas durante dois sorteios, que ocorrem na Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio/Ciep, no bairro Santo Antônio. O primeiro ocorre às 9h e o segundo, às 13h30min
O sorteio é uma exigência da Caixa Econômica Federal (CEF), banco que financia o projeto. Os contemplados escolhem na planta em qual apartamento desejam morar. Para que o evento ocorra, a Caixa exige a presença de pelo menos 91% dos contemplados.
Depois os proprietários devem assinar os contratos para só depois receber as chaves dos imóveis. A previsão para que os documentos sejam assinados é de duas semanas. Dessa forma, os contratos serão firmados apenas em 2017. De acordo com a secretária de Trabalho, Habitação e Assistências Social, Ana Reckziegel, todo o processo agora está nas mãos da Caixa.
Segundo Ana, os apartamentos estão prontos, faltando apenas detalhes na parte externa do condomínio para finalizar a obra. “As unidades estão finalizadas, o que faltam são detalhes como jardinagem.” A secretária garante que o sorteio só foi feito graças à pressão da secretaria.
“Queremos agilizar, porque a Caixa queria fazer o sorteio apenas em fevereiro. Tem pessoas pagando até R$ 500 de aluguel e previam ter saído há mais tempo”, ressalta lembrando do atraso na construção. A previsão inicial era de os condomínios serem entregues no fim de 2015, porém, em razão das condições meteorológicos e legais, as obras atrasaram.
Novo posto de saúde
Os condomínios são compostos por 28 prédios de quatro andares, com 16 apartamentos cada. Cada um dos imóveis tem dois quartos, banheiro sala e cozinha, tudo isso dividido em 56 metros quadrados.
Para atender essa população, o atual governo garante ter dinheiro para construção e manutenção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “Já existe recurso para construção de um posto de saúde na frente dos condomínios”, afirma Ana.
A construção do posto é a única obra planejada pelo atual governo, outras demandas como creche devem ser supridas pelas já existentes na região.