Transição dos vereadores ocorreu na noite de quinta-feira, na CIC

Vale do Taquari

Transição dos vereadores ocorreu na noite de quinta-feira, na CIC

Gerência do Banco do Brasil de Lajeado confirma aposentadorias incentivadas

Lajeado

A agência do Banco do Brasil (BB) de Lajeado conclui até o dia 29 o processo de aposentadorias incentivadas de 12 funcionários. Todos já são beneficiários do INSS ou cumprem os requisitos para se aposentarem pelo sistema público ou da Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do BB. Outro servidor será desligado porque o cargo exercido foi extinto.

Em todo o país, a instituição bancária anuncia que obteve a concordância de 9.409 funcionários aptos ao plano de aposentadoria incentivada. O prazo de adesão terminou na sexta-feira, 9. O programa tinha como alvo 18 mil pessoas.

Os desligamentos em Lajeado podem alterar a rotina de serviços disponibilizados na única agência, localizada na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Alberto Torres. Hoje, atuam 36 funcionários na unidade bancária, e restarão 23 após a implantação do plano. No entanto, com o fechamento de agências no RS, alguns servidores de outras regiões podem ser transferidos dos para o Vale.

Hoje, no estado, o BB tem 384 agências e 83 postos, um total de 452 unidades. Com a reorganização, terá 353 agências e 83 postos, somando 436 unidades. Simultaneamente ao processo de redução, o banco pretende abrir 255 pontos de atendimento digital em 2017, elevando dos atuais 1,3 milhão para quatro milhões o número de clientes atendidos por esse canal.

De acordo com Superintendência Estadual do BB, entre os 5.465 funcionários lotados hoje nas 452 unidades gaúchas da instituição bancária, 529 aderiram ao plano extraordinário de aposentadoria incentivada.

Entenda melhor

O Plano Extraordinário de Aposentadoria foi decidido no fim de novembro pelo Conselho de Administração do Banco do Brasil. Faz parte de um conjunto de medidas de reorganização institucional, com perspectiva de gerar uma redução superior a R$ 2,3 bilhões nos gastos com pessoal em 2017. Já as despesas com o desligamento dos funcionários chegam a R$ 1,4 bilhão.

Após a reorganização da rede de atendimento, já iniciada faz poucas semanas, 379 agências serão transformadas em postos de atendimento e 402 serão desativadas. No Vale do Taquari, entre as 18 unidades, o plano atinge só a agência de Relvado, que será transformada em um posto de atendimento eletrônico, com redução de seis para quatro funcionários.

Para incentivar a adesão, o BB oferece valor correspondente a 12 salários, e indenização por tempo de serviço, que varia de um a três salários, dependendo do tempo de empresa. O banco também oferecerá redução de jornada de oito para seis horas diárias a seis mil assessores da direção geral e superintendências em todo o Brasil, com objetivo de diminuir em 16,25% o salário médio.

Acompanhe
nossas
redes sociais