Sesc premia melhores espetáculos do ano

Lajeado

Sesc premia melhores espetáculos do ano

5ª edição do Portal Cultura reuniu apreciadores de arte e grupos participantes

Sesc premia melhores espetáculos do ano
Lajeado

O Sesc premiou, na quinta-feira à noite, os melhores espetáculos da 5ª edição do Projeto Portal Cultura. O evento contou com a participação de apreciadores de artes cênicas e integrantes dos oito grupos que se apresentaram no Vale do Taquari durante o ano. A iniciativa também rendeu homenagem ao dramaturgo inglês, William Shakespeare.

Clownperativa 4, do Go.Star, de Estrela, foi escolhido o melhor espetáculo do ano. A atriz Gabriela Quevedo, do Grupo de Teatro da Univates, levou o título de melhor atriz do Portal; e Nairo Linck, do grupo FoiceACena, melhor ator. Já o troféu de melhor direção ficou com Fernando Tepasse, pela peça 40 Segundos.

O diretor Tepasse participa pela terceira edição do Projeto Portal Cultura. Neste ano, dirigiu as encenações dos grupo Zip Zap, O Espanto 11 e Go.Star. “É uma alegria ter este reconhecimento e ajudar a popularizar o teatro na região.” Segundo ele, o projeto deve ser divulgado cada vez mais para que outros grupos tenham coragem de participar. “A diversidade de prêmios já prova que há muita gente bacana por aqui”, comenta.

Para a produtora cultural Ana Lúcia da Silva, o melhor de iniciativas como a do Sesc é formar uma plateia crítica. “O número de espetáculos vem crescendo muito nos últimos anos, por conta do aumento de espaços culturais disponíveis na região. Isso faz com que as pessoas se empolguem e se interessem tanto em produzir como assistir àquilo que é proposto.”

Projeto em 2017

A ideia do Sesc é ampliar o calendário de espetáculos no próximo ano. “Vamos aumentar as inscrições para incentivar as artes cênicas entre os jovens, além de trazer grupos de outros municípios para este palco”, adianta a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski.

A estudante Eduarda Meirelles, 15, está entre o expressivo número de adolescentes que participaram do Portal. Na premiação, foi surpreendida com o troféu de melhor atriz coadjuvante pela peça 40 Segundos. “Em cada apresentação, vivencio uma experiência nova pela energia que recebo do público. É uma loucura muito boa”, resume.

Leila Franz (A Hora) e Betina Durayski (Sesc) entregam o prêmio de melhor diretor Prêmio para Fernando Tepasse

Leila Franz (A Hora) e Betina Durayski (Sesc) entregam o prêmio de melhor diretor Prêmio para Fernando Tepasse

Participação

A 5ª edição do Projeto Portal exibiu as peças O Conserto 2, do grupo Zip Zap da Unimed, (Vales Taquari e Pardo); O Sonho Vermelho, do grupo Faz de Conta do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo (Lajeado); La Veritá, do grupo Art&Manha, do Colégio Evangélico Alberto Torres (Lajeado); A História de Nós Dois, do grupo de Teatro da Univates (Lajeado); Clownperativa 4, do grupo Go. Star (Estrela); A Discoteca do Chacrinha, do grupo A Alegria está no Ar (Encantado); La Nona Rosineia e a A Menina que Falava Palavrão, do grupo FoiceACena (Arroio do Meio); e 40 Segundos, do grupo O Espanto 11 (Estrela).

Resultado

Melhor cenário
A Menina que Falava Palavrão (Grupo Foiceacena)

Melhor figurino
A Discoteca do Chacrinha (A Alegria Está no Ar)

Ator/atriz revelação
Eduarda Kolling (Art&Manha)

Texto revelação
O Sonho Vermelho (Grupo Faz de Conta)

Melhor atriz coadjuvante
Eduarda Meirelles, a “Cátia” da peça 40 Segundos

Melhor ator coadjuvante
Adriano Mallmann, o “pai Mallmann” de O Conserto 2

Melhor direção
Fernando Tepasse, com a peça 40 Segundos

Melhor atriz
Gabriela Quevedo (Grupo de Teatro da Univates)

Melhor ator
Nairo Linck, “A Mama Geni” da peça La Nona Rosinela

Melhor espetáculo
Clownperativa 4, do grupo Go.Star de Estrela

Acompanhe
nossas
redes sociais