Governo municipal cancela 11ª edição do Natal nas Águas

Bom Retiro do Sul

Governo municipal cancela 11ª edição do Natal nas Águas

Sem verba da Lei Rouanet, organizadores suspenderam evento

Governo municipal cancela 11ª edição do Natal nas Águas
Vale do Taquari

Os shows que marcaram durante dez anos as comemorações do Natal em Bom Retiro do Sul não ocorrem neste ano. Sem aprovação do projeto pela Lei Rouanet e sem recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o governo municipal não conseguiu autorização para captar os cerca de R$ 300 mil necessários para o Natal nas Águas.

Seria a 11º edição da comemoração, que já trouxe para o município artistas como César Menotti e Fabiano e Alexandre Pires. De acordo com o chefe de gabinete, Paulo Silveira, ao longo dos anos, os recursos da Rouanet e da LIC garantiram a contratação de artistas e a montagem da estrutura necessária para o evento. “A LIC não tem mais, e o nosso projeto sequer foi avaliado pelos responsáveis da Rouanett”, afirma Silveira.

De acordo com ele, o município não poderia arcar sozinho com os custos dos shows e da estrutura da festa. “Temos que fechar o ano com as contas em dia para entregar à nova administração.” No ano passado, o Executivo investiu R$ 100 mil no Natal nas Águas e o restante do recurso foi captado graças às leis de incentivo à cultura.

Na avaliação de Silveira, o projeto sequer foi analisado em razão da crise econômica que o país enfrenta. “O governo federal está retendo todos os recursos possíveis, e no caso da Rouanet ele abriria mão de impostos, e eles procuram conseguir dinheiro de qualquer forma.”

A opção de fazer uma festividade menor foi descartada pelos gestores. “O evento se tornou grande e não é possível fazer menor”, afirma Silveira. Sem shows, as comemorações de Natal se resumiram a atividades nas escolas e decoração nas ruas.

Acompanhe
nossas
redes sociais