Duas turmas do 3o ano do Ensino Médio (301 e 302) da Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin imergiram na literatura brasileira. O projeto da professora Elisiane Eggers Haas instigou os alunos a conhecer a fundo os protagonistas das obras. O trabalho em final de semestre serviu para concluir grade curricular e proporcionar novo olhar sobre as letras.
A iniciativa foi além das convencionais resenhas e dissertações. A primeira etapa do projeto usou a criatividade. Os alunos leram clássicos como O Filho Eterno, A Hora da Estrela, Felicidade Clandestina, Vidas Secas, Memórias Sentimentais de João Miramar, Jubiabá, São Bernardo, Contos Gauchescos e As Parceiras. Após a análise, interpretaram os personagens usando trajes característicos.
Além disso, deveriam expressar a visão particular sobre o que entenderam do contexto. A segunda etapa consiste em correspondência ao leitor, explicando a história de vida do personagem. O texto deveria ser escrito em primeira pessoa, com conotação de apresentação singular da obra.
Conforme a professora, nos cinco anos em que leciona no Augustin, aplica novidades a cada semestre. “Sempre faço algo diferente. A partir do momento em que passam a fazer algo novo, se inserem no contexto, trazendo à tona diversas questões com olhar mais animado”.
Neste semestre participaram 49 alunos. Elisiane já pensa no que trará de novo para o próximo ano. Como critérios, avalia o desempenho da turma, as tendências e outros fatores que possam contribuir para a disciplina. “Geralmente nas férias projeto o trabalho do ano”, revela.
Prática induz às letras
Segundo pesquisa do Ibope divulgada em maio deste ano, 56% da população brasileira é leitora. Os dados foram computados dentro do Projeto Retratos da Leitura que avaliou o desenvolvimento do setor de 2011 a 2015.
Para a professora, o prazer pela leitura surge de uma série de fatores. O principal é o empenho para persistir lendo até o final de um texto, reportagem ou livro. Diversificar a tipologia textual é outra dica para preservar o interesse pelas letras. “Além disso, a produção escrita com fundamentação teórica é importante. Na verdade, é importante que a pessoa leia. A partir disso, o gosto pela leitura surge”.