Orquestra e trio fazem apresentação inédita

Lajeado

Orquestra e trio fazem apresentação inédita

Show de música popular e natalina será aberto. São esperadas cerca de três mil pessoas

Orquestra e trio fazem apresentação inédita
Lajeado

Músicos gaúchos se reúnem hoje à noite com a Orquestra de Câmara da Ulbra para propiciar, de modo gratuito, um momento de pura cultura à população. Intitulado de Cultura Grandes Encontros, o evento ocorre a partir das 20h30min nas proximidades da nova loja da Benoit – promotora do evento.

“Será um evento voltado a ascender o clima natalino. Queremos disseminar a cultura na comunidade”, afirma a coordenadora do Departamento de Marketing da Benoit, Beatriz Catarina Hoppe.

Junto da orquestra, também se apresentam o percussionista Duda Gomes, o saxofonista, soprano e flautista Pedrinho Figueiredo e o pianista Léo Ferrarini. É a primeira vez que esta junção, da orquestra ao trio, ocorre. Inicialmente, a apresentação deve ficar por conta dos instrumentistas, que farão duas músicas solo.

Depois, eles se unem a cerca de 20 músicos da orquestra, para entoar músicas brasileiras, no ritmo do chorinho. Acompanhado da cantora lírica Paola Leonetti, o grupo segue a apresentação com canlões natalinas.

Conforme o regente da orquestra, Tiago Flores, será um momento único, de aproximação e formação cultural. “É algo muito bom que promove o acesso das pessoas à música orquestral. Por outro lado, também é bom para nós, porque possibilita a apresentação do nosso trabalho ao público.” A apresentação de hoje será a penúltima da orquestra neste ano.

O evento encerra por volta de 22h. Estima-se que cerca de três mil pessoas assistam ao show. Cada uma precisa trazer cadeira para prestigiar as atrações.

Trânsito bloqueado

A partir das 18h, o trânsito da rua Júlio de Castilhos, na lateral da loja, será bloqueado, para organização do ambiente. Um palco será montado para as apresentações. O financiamento é do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

A orquestra

Criada faz 20 anos, a Orquestra de Câmara da Ulbra é composta por músicos de alto nível técnico.

No repertório, constam as principais obras de música erudita, como As Quatro Estações de Vivaldi e as Serenatas para Cordas de Tchaikovski e Dvorak; já nas obras sacras, a Paixão Segundo São João Oratório de Natal de Bach, ode Haendel e Requiem de Mozart.

O maestro Flores é graduado pela UFRGS, e já foi regente convidado de várias orquestras, algumas delas da Itália, México, Venezuela, Uruguai e Áustria.

Acompanhe
nossas
redes sociais