Aconquista do título do campeonato gaúcho nas categorias mirim, infantil e infanto-juvenil colocou a Languiru/Martin Luther/Avates em outro patamar no RS.
De acordo com dados do Atlas do Esporte no Rio Grande do Sul, apenas duas equipes conseguiram tal façanha: Sogipa, em 1983, 1994 e 1995; e Grêmio Náutico União, em 2006, ambos times da capital.
A partir deste ano, a equipe de Estrela entra na seleta lista, sendo a primeira do interior do estado a realizar tal feito. A Languiru/Martin Luther/Avates havia conquistado o título da categoria infanto-juvenil em casa, no dia 12 de novembro.
Nesse fim de semana, vieram as taças que faltavam. A categoria mirim jogou em Porto Alegre no sábado e a infantil disputou em Lajeado no domingo, completando a conquista da tríplice coroa do voleibol de base gaúcho.
O coordenador técnico das equipes e comandante da categoria infanto-juvenil, Rodrigo Rother, se diz realizado com a conquista. “Nosso feito foi algo fora do comum, muito difícil de realizar. Há várias equipes qualificadas no nosso estado, o que engrandece ainda mais o que fizemos.”
O supervisor Marcelo Sehn reforça a importância do trabalho de longo prazo. “Vencer nas três categorias mostra que nosso trabalho não se baseia em uma geração que apareça por acaso. Há qualidade desde os primeiros passos que as atletas dão conosco.”
Além dos três títulos, a equipe B da Avates foi a campeã da Série Prata na categoria infantil.