Mais de mil pessoas lotaram o Estádio Olímpico da Univates para prestigiar a primeira edição do Craques Solidários. Além dos mais de 20 jogadores que se disponibilizaram a fazer um jogo beneficente no sábado, a torcida mostrou o quanto é solidária.
O lucro dos ingressos e os alimentos não perecíveis arrecadados serão revertidos para a Apae de Lajeado. O jogo contou com a parceria do jogador do Grêmio Fred Xavier, do Grupo Independente, do Richter Gruppe e da Univates.
Na abertura do evento, foi realizada uma partida entre alunos da Apae e do curso de Educação Física da Univates.
Roger Rieger, do Diretório Acadêmico, foi um deles. Para Rieger, eventos desse porte são importantes para a comunidade e devem ter continuidade.
Sobre a atividade realizada com as crianças, salienta que a experiência foi marcante tanto para os acadêmicos quanto para os alunos. “Oportunizamos a eles uma experiência inesquecível, uma atitude inclusiva em um mundo que precisa mais disso.”
Bruno Quinot, de Travesseiro, chegou cedo. Após o amistoso, foi ao gramado para fotografar com os atletas. Segundo ele, o objetivo principal do evento foi alcançado, que era ajudar a Apae. “O jogo poderia ser até mesmo com atletas locais que seria um sucesso. Foi um belo evento.”
“Espero que seja o primeiro de muitos”
Representante do Grupo Independente, Rodrigo Conte confessa que a ansiedade que antecedia o jogo era grande, mas o objetivo foi atingido. “Os craques jogaram, mas temos também os craques na arquibancada que foram muito solidários.”
Conforme ele, o objetivo é dar sequência ao Craques Solidários em 2017 e trazer mais jogadores que fizeram história no futebol.
Para José Paulo Richter, do Richter Gruppe, o evento foi sucesso absoluto. Agradecido por ter feito parte da comissão organizadora, estava emocionado. “A maior emoção foi enxergar as pessoas se dirigindo ao estádio. Sentimos gratidão por fazer parte dessa ação com a certeza que poderá ganhar ainda mais espaço dentro dos eventos de Lajeado”, conta.
Um dos idealizadores do evento foi o jogador do Grêmio Fred Xavier, natural de Lajeado. Ele estava feliz pela taça do Copa do Brasil, mas também por ter feito parte da organização do evento. “Espero que seja o primeiro de muitos e que possamos levar muita alegria para esse pessoal da entidade”, disse.
A Univates cedeu a estrutura para a partida. Segundo o vice-reitor Carlos Cyrne, essa foi uma pequena contribuição dentro da louvável iniciativa da organização e do grupo de atletas em promover e despertar o senso de responsabilidade social junto da comunidade. “Esse espaço construído para nossos alunos também é para toda a nossa comunidade do Vale do Taquari”.
A diretora da Apae, Ana Paula Müller, destaca que a entidade sente-se lisonjeada por a ser favorecida com o Craques Solidários. “Precisamos agradecer não só quem está no campo, mas toda a torcida também”, afirmou.
O Jogo
Eram 11h15min quando os dois times entraram em campo. O time Esperança tinha no elenco Luís Mário (ex-centroavante do Grêmio), Magrão (ex-volante do Internacional), Fred (zagueiro do Grêmio), Renan (goleiro do Goiás), entre outros. No Solidariedade, atuaram Washington (ex-centroavante do Fluminense), Paulo Bayer (meia com passagem pelo Palmeiras), Fernando Menegazzo (ex-volante do Grêmio) e Marcos Assunção (ex-jogador do Palmeiras). Margarida foi o árbitro e teve como auxiliares Altemir Haussmann e Alexandre Horn.
Durante pouco mais de uma hora em que os atletas estiveram em campo, as redes balançaram em 12 oportunidades. Pelo Esperança, marcaram Luís Mário e Fred (duas vezes cada), Renan e Magrão. Pelo Solidariedade, os gols foram de Washington e Paulo Baier, (dois cada), Menudo e Gui Pereira.