Presentes de Natal chegam aos Correios

Vale do Taquari

Presentes de Natal chegam aos Correios

Mais de mil crianças da região terão seus pedidos natalinos atendidos pela campanha

Presentes de Natal chegam aos Correios
Vale do Taquari

Depois de escrever as cartas, encaminhá-las aos Correios e aguardar o atendimento do pedido, chegou a hora de as crianças receberem seus presentes. Somente nos quatro maiores municípios da região – Lajeado, Estrela, Teutônia e Encantado – mais de mil crianças serão atendidas pela Campanha Papai Noel dos Correios.

Ao contrário de anos anteriores, todos os pedidos serão atendidos. Isso porque só alunos de algumas escolas puderam participar da ação. A escolha das instituições foi feita com base no nível de vulnerabilidade social de cada uma. “Também é feita esta conexão com as escolas para que haja o incentivo à escrita”, diz o responsável pela campanha na agência de Lajeado, Henrique Hauenstein.

A Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio (Ciep) foi uma das escolhidas na cidade. Cerca de 150 alunos, do 1o ao 5o ano, foram convidados a participar. Com idades entre 6 e 11 anos, eles elaboraram a própria carta e foram instigados a fazer pedidos diferentes.

Realidade na escola

Professora do 3o ano, Maria Gerhardt instigou os alunos a pensar sobre o assunto. Depois de assistir a filmes, incentivar a busca pelos princípios da data e a crença no Papai Noel, ela deu algumas opções de presentes. Uma delas foi o material escolar.

“A maioria delas aqui não tem noção do que é um estojo bonito, canetinhas e lápis. Assim poderiam ter um dia a dia mais colorido.” A proposta da professora foi adotada por parte das crianças, o que refletiu na contagem geral.

Em Lajeado, a maioria dos pedidos foi por material escolar, afirma o responsável pela campanha. “Bem diferente dos anos anteriores, em que eram mais brinquedos.” Ao todo, 300 cartas, de duas escolas municipais e duas estaduais, foram disponibilizadas na agência.

“Nos primeiros três dias, todas já haviam sido adotadas. E agora, quase todos os presentes estão aqui.”A distribuição deve começar ainda nesta semana. Cada instituição deve buscar os presentes de seus alunos nos Correios da cidade.

Outros municípios

Em Estrela, o Papai Noel fará a entrega nas duas escolas participantes, uma estadual e outra municipal. Cerca de 280 cartas foram disponibilizadas e adotadas na cidade. “É um momento muito gratificante. Sabemos que aquelas crianças esperam alguma coisa. E, ao mesmo tempo, os padrinhos sentem-se úteis e alegres em poder ajudar”, comenta o gerente da agência de Estrela, Adílson Carvalho Rodrigues.

Em Teutônia, o número de cartas foi maior. Um total de 360. Já em Encantado, a quantia é menor: 150. Todas de alunos de uma escola municipal, que receberão os presentes na quinta-feira. Em todo o RS, estima-se que cerca de 25 mil cartas tenham sido recebidas. Dessas, apenas cem vieram diretamente da comunidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais