Educação fecha turmas na Olavo Bilac

Westfália

Educação fecha turmas na Olavo Bilac

Projeção aponta queda na quantidade de alunos. Salas irão para a Vila Schmidt

Educação fecha turmas na Olavo Bilac
Vale do Taquari

Redução no número de alunos em turmas do 6º ao 9º ano no interior motiva reestruturação escolar. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac, de Linha Berlim, receberá, a partir de janeiro, alunos apenas até o 5º ano. Os demais serão atendidos na escola Vila Schmidt, no centro. A mudança é alternativa para formar turmas mais homogêneas, alcançando média considerada ideal de estudantes por turma.

Estudo da Secretaria de Educação constatou que, a partir do próximo ano, a Olavo Bilac manteria turmas com três alunos da Berlim e Linha Paissandu. A análise traz comparativo com a Vila Schmidt e revela que a reformulação alcançará a média de até 18 alunos por sala. Segundo o secretário Gustavo Sieben, menos de 20 é considerado número positivo para atendimento escolar.

A mudança não terá impacto nos cofres públicos porque não será necessário ampliar o quadro funcional. “Em nosso município, há uma disparidade enorme quanto ao número de alunos atendidos nos anos finais, por vezes, o número de alunos chega a ser cinco vezes maior, causando dificuldades ora por falta de alunos ora por excesso”, afirma Sieben.

O transporte escolar continuará passando na localidade, com mesmo roteiro. Hoje, 94,6% dos estudantes utilizam o coletivo público, ofertado de forma gratuita. As turmas até o 5º ano serão mantidas para evitar deslocamento com alunos menores e para manter a identidade local de ensino.

Conselho aprova mudanças

Os dados e as justificativas foram apresentadas para o Conselho Municipal de Educação, composto por 12 integrantes da comunidade escolar. Otávio Landmeir e Evanete Inês Grave Horst, que administrarão a cidade, também tomaram conhecimento do assunto. O projeto de reestruturação foi aprovado pelo Legislativo.

Sieben afirma que não haverá alteração no plano de ensino que deve ser igual em todas escolas municipais. Além disso, diz que a avaliação e tomada de decisões se assemelham a traços comparativos de padrões internacionais, que qualificam o ensino.

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