Desenhos propagam cultura da paz

Lajeado

Desenhos propagam cultura da paz

Concurso organizado pelo Lions escolhe trabalhos feitos por estudantes do RS, SC e PR

Desenhos propagam cultura da paz
Lajeado

Pela primeira vez, em 28 anos, Lajeado sediou uma preliminar da concurso internacional do Lions Cartaz sobre a Paz. O evento, realizado na quinta-feira à noite no Shopping Lajeado, selecionou o melhor trabalho da Região Sul – intitulada pelo Lions como distrito múltiplo LD.

Nove estudantes, dos três estados, participaram da disputa. Eles não estavam presentes, mas foram representados por seus cartazes. Nascidos em um século marcado por guerras religiosas, os adolescentes de 11 a 13 anos foram desafiados a expressar em desenhos A Comemoração da Paz – tema da 28a edição do concurso.

“O nível está muito alto. Me impressionei, principalmente pela idade dos participantes”, disse o artista plástico Silvio Farias, da comissão julgadora. Ele afirmou que as técnicas e acabamentos dos trabalhos se sobressaíram.

Além disso, o modo dos participantes perceberem o assunto mostrou que já têm uma noção ampla do que é necessário para melhorar o mundo, considera. “Acredito que precisa tocar o coração e sair do óbvio.”

A empresária Sônia Regina Drebes, representante do Lions Florestal, viu criatividade nos desenhos. “Pensaram muito bem em como trabalhar o assunto de forma diferente. Estão muito bonitos.”

Para escolher o melhor, o júri avaliou a originalidade, mérito artístico e relação com o tema. O cartaz vencedor foi o de Laura Werner Lauermann, 12, de Jaraguá do Sul (SC). No desenho, a estudante usou a pomba branca e várias pessoas para dar uma espécie de abraço no mundo.

Agora, ela disputará a fase internacional, com adolescentes de outros 209 países onde o Lions atua. O trabalho de Daiane Baldissarelli, 13, de Bento Gonçalves, ficou em segundo lugar. Gabriele da Rosa de Oliveira, 13, de Curitiba (PR), foi a terceira colocada.

Entenda a eleição

Cada clube de Lions ficou responsável por patrocinar algumas escolas e escolher os melhores trabalhos feitos por elas, em âmbito local. Esses passaram para a disputa distrital, na qual apenas um era eleito para a avaliação do distrito múltiplo. No caso do distrito da Região Sul, nove chegaram à final. Agora o melhor segue para a fase internacional.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais