Líder varejista sugere capitalismo consciente

Lajeado

Líder varejista sugere capitalismo consciente

Diretor-presidente da Rede Imec, Leonardo Taufer, palestrou em reunião da Acil

Líder varejista sugere capitalismo consciente
Lajeado

A mudança de abordagem das empresas é um conceito trazido pelo capitalismo consciente. Essa tendência de posicionamento não prioriza, de forma essencial, o lucro e observa outros valores.

O assunto foi abordado pelo diretor-presidente da Rede Imec, Leonardo Taufer, durante reunião- almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). De acordo com ele, a empresa tem adotado uma série de ações dentro dessa perspectiva.

Para isso, promove nova postura em relação ao quadro funcional, realiza investimentos nas lojas para aprimorar a experiência da comunidade durante a compra e promove ações sociais. As iniciativas fazem parte do planejamento estratégico da empresa.

A Rede Imec tem desenvolvido um trabalho aprimorando o relacionamento com a equipe, como a promoção de treinamentos. A adoção da estratégia reduziu em 40% a rotatividade de funcionários em relação a 2015. Segundo ele, é inconcebível a empresa prosperar se o mesmo não ocorre com o funcionário. A empresa tem hoje cerca de dois mil funcionários.

A partir dessa postura, o tempo médio de permanência do funcionário na empresa aumentou quase quatro anos. De acordo com Taufer, quanto mais tempo as pessoas se manterem na empresa, melhor será a qualidade do serviço.

Para estimular essa estratégia, as vertentes quantitativas, de resultados, não podem se sobrepor às humanas. “Estamos pensando no bem-estar do colaborador. Nosso objetivo foi criar um ambiente próspero e um lugar que as pessoas possam se sentir impactadas.”

A meta é reduzir a troca de colaboradores para 1,6% ao mês. Hoje, o percentual é de 3,2%. “Não queremos ser apenas a porta de entrada para o mercado de trabalho, queremos ser a casa e, no futuro, a porta de saída para uma aposentadoria.”

Foco no colaborador

Segundo ele, os modelos tradicionais de planejamento estratégico colocam o quadro de funcionários como último item entre os principais eixos. A empresa inverteu essa matriz para valorizar a equipe e estimular formas para prosperar.

Enfrentando a recessão

A estratégia tem sido fundamental para enfrentar a recessão econômica. Segundo Taufer, a empresa teve um crescimento nominal de +1,4% e, em 2015 e 2016, não fez desligamentos. Situação contrária de inúmeras corporações que têm sacrificado parte do quadro para equilibrar as finanças.

Visão estratégica com foco na equipe tem aperfeiçoado o serviço oferecido, afirmou Taufer durante palestra ontem

Visão estratégica com foco na equipe tem aperfeiçoado o serviço oferecido, afirmou Taufer durante palestra ontem

Novas experiências

A Rede Imec promoveu neste ano uma série de investimentos para qualificar a estrutura física das lojas. Ao todo, foram investidos R$ 15 milhões. Para 2017, estão previstos R$ 22 milhões. O objetivo é promover experiências diferentes durante a compra.

Um exemplo é a loja reinaugurada nesta semana em Estrela. O local traz um conceito novo e tem a intenção de gerar um impacto sensorial ao cliente. O novo espaço oferece um ambiente moderno e com conforto para a comunidade.

Além disso, proporciona Wi-fi aberta ilimitada aos clientes do estado. “Queremos estimular o cliente a viver uma experiência diferente e confortável.” Espaços semelhantes devem ser inaugurados em 2017 em Lajeado.

Ações sociais

A Rede Imec promove uma série de ações que direcionam recursos para entidades assistenciais.

Acompanhe
nossas
redes sociais