Iniciativa cria protagonistas juvenis

Lajeado

Iniciativa cria protagonistas juvenis

Os quatro anos da história do Projeto Liderança foram contados no livro lançado ontem

Iniciativa cria protagonistas juvenis
Lajeado

Depois de um ano de elaboração, foi lançado ontem, no Parque do Imigrante, o livro Projeto Liderança Juventude em Ação: Protagonismo Juvenil Perspectivas. Coordenada e organizada pela Secretaria da Educação (SED), a obra foi escrita por professores e estudantes das 18 escolas municipais que participaram do projeto.

Em 139 páginas, eles relatam as experiências vividas durante os quatro anos da iniciativa. Criado em 2013, o Projeto Liderança tinha como objetivo possibilitar que os adolescentes se tornassem protagonistas em suas comunidades, e passassem a viabilizar soluções para o coletivo.

“Um líder se constrói, precisa ser trabalhado. E é isso que o livro conta: a história do que é ser uma liderança”, afirma a vereadora e idealizadora do projeto, Eloede Conzatti.

A secretária da Educação, Sandra De Mari, enfatiza que a iniciativa deu a oportunidade de os alunos serem ouvidos e transformarem o lugar onde vivem. Ela considera que, para serem protagonistas, os estudantes precisam ganhar espaço, assim como ocorreu no projeto. Essas e outras lições ficarão no livro. “Queremos deixar esta experiência registrada, mas não como modelo, porque não está pronto, é algo que pode e deve ser melhorado”, afima.

Para o promotor de Justiça Neidemar Fachinetto, iniciativas como essas são importantes para o futuro do país. “São vocês que precisarão resolver estas crises criadas hoje. E para isso é preciso capacidade de liderar”, falou aos estudantes.

Liderar, para ele, não é apenas estar à frente de uma causa, mas estar a serviço dela. “É preciso sobrepô-la a questões individuais e pensar que cada um é capaz de ser protagonista.”

Durante o evento, representantes de cada escola receberam exemplares, que ficarão na biblioteca das instituições e serão doados aos autores da obra.

Acompanhe
nossas
redes sociais