Títulos reconhecem atuação de personalidades

Vale do Taquari

Títulos reconhecem atuação de personalidades

Político de Santa Clara, empresário e juiz de Arroio do Meio ganham honrarias

Títulos reconhecem atuação de personalidades

Depois da aprovação dos projetos nas câmaras de vereadores, os homenageados são considerados irmãos e conterrâneos das cidades. Na prática, eles já o eram, pela relação estabelecida com os moradores dos municípios.

Em Santa Clara do Sul, o prefeito eleito Paulo Kohrlausch recebe as honrarias no dia 31, na câmara de vereadores. A história é reconhecida pela comunidade. Desde os 11 anos, vendia picolé em Lajeado.
Tinha um sistema de rodízio dos lugares e implementava estratégias de venda. “Eu comia uns quatro picolés dos melhores, bem devagar, em cada ponto que eu parava e vendia

mais por isso.”

Aos 16 anos, dirigia trator da família e se tornou operador de máquina na prefeitura em 1986. Kohrlausch participou dos processos de emancipação da cidade. Com um perfil competitivo, afirma que cada ação realizada durante a vida foi focada em resultados.

João Regert, juiz de Arroio do Meio

João Regert, juiz de Arroio do Meio

Quando vereador, participou dos processos que deram dois títulos de cidadãos a conterrâneos. Sobre a homenagem que deve receber, afirma que se trata de uma oficialização. “Porque, na verdade, a comunidade já me acolheu. Me sinto parte da cidade. Onde vou as pessoas me reconhecem por isso. É o Paulo de Santa Clara.”

Reconhecimento em Arroio do Meio

A concessão de títulos de cidadão não era feita há quatro anos em Arroio do Meio. Esses serão o terceiro e quatro reconhecidos pelos vereadores. De acordo com o diretor-executivo da câmara, Márcio Cazotti, o primeiro foi na década de 1960 e só em 2013 foi concedida a segunda honraria.

A semelhança dos homenageados desta vez está na formação das famílias tanto do juiz de Direito da comarca, João Regert, quanto do empresário, sócio-proprietário da Girando

Gilmar Bourscheid, empresário

Gilmar Bourscheid, empresário

Sol, Gilmar Borscheid. O primeiro é natural de Mato Leitão. João Regert é filho de agricultores e ajudava na roça para manter os estudos. Do Hospital São José, passou a funcionário da Caixa Econômica Federal. Em 1997, por meio de um concurso, ingressou no Judiciário do RS. Quatro anos depois, assumiu como juiz de Direito de Arroio do Meio. Permanece faz 15 anos na comarca.

O segundo homenageado, empresário Gilmar Borscheid, é exemplo de liderança local. Contribuía nas tarefas do campo com os pais. Conseguiu o primeiro emprego em indústria calçadista. De chão de fábrica, subiu para cargos importantes dentro da empresa, como supervisão e gerência industrial.
As dificuldades da crise econômica de 1991 atingiram o setor e a fábrica fechou as portas. Foi em uma receita caseira de amaciante feito pela mãe Irica que Borscheid se inspirou e começou a vender os produtos na rua.

A produção inicial de 120 litros de amaciante aumentou e outros produtos foram criados. Hoje, 25 anos depois, oferece mais de 140 produtos, apresentando um faturamento

previsto em RS 250 milhões, só em 2016.
A Girando Sol é a terceira empresa que mais gera valor adicionado fiscal ao município, empregando mais de 300 pessoas de forma direta.

Acompanhe
nossas
redes sociais