Exército anuncia fim da Delegacia Militar

Vale do Taquari

Exército anuncia fim da Delegacia Militar

Instalado em Lajeado, órgão é responsável por atender 29 municípios da região

Exército anuncia fim da Delegacia Militar

O capitão Luís Fernando Scheren, chefe da 3a Delegacia de Serviço Militar de Lajeado, confirma a intenção do Exército de desativar todas as 13 delegacias subordinadas à 8ª Circunscrição. Mesmo com a decisão, os serviços de alistamento de jovens com idade prevista para ingressar nas Forças Armadas permanecem com as juntas militares.

“As juntas passam a ser mais importantes. Essas serão subordinas aos Postos de Recrutamento de Mobilização (PRM). No RS, serão cinco. As 29 juntas da atual delegacia serão subordinadas ao PRM de Porto Alegre”, avisa o capitão.
De acordo com Scheren, a decisão atende a um projeto de racionalização e modernização do serviço militar do Exército, implementado por meio de um projeto-piloto lançado em 2014, em Aracaju (SE), que é o alistamento via on-line. O mesmo modelo passa a vigorar em 2017 em todo o RS.

O objetivo do comando do Exército é efetuar um enxugamento de todo o serviço militar existente no Brasil. Além da reorganização da 8ª CSM, com sede em Porto Alegre, já foi anunciado o desmembramento da 10ª CSM, com base em Santo Ângelo e responsável por 14 delegacias espalhadas por 263 municípios gaúchos.
A 8ª CSM é responsável pelo alistamento, incorporação, licenciamento e mobilização dos cidadãos pertencentes à metade dos municípios gaúchos. Já as juntas militares localizadas em cada uma dessas cidades permanecem com o atendimento aos jovens em idade de alistamento. Em Lajeado, a sede está instalada na rua Silva Jardim, próximo à av. Benjamin Constant.
Além de Lajeado, onde mais de 500 jovens se alistaram em 2016, a 8ª CSM tem outras 12 delegacias regionais que também serão extintas até o fim do ano. Elas estão instaladas em Porto Alegre, São Jerônimo, Bagé, Osório, Novo Hamburgo, Guaporé, Montenegro, Cachoeira do Sul, Pelotas, Vacaria, Camaquã e Caxias do Sul.

Alistamento on-line em 2017

O encerramento das atividades da delegacia não afetará o processo de alistamento militar. A inscrição de forma presencial será mantida no prédio da Junta do Serviço Militar – órgão municipal que funciona no mesmo endereço da delegacia –, e a partir de 2017 os jovens terão a opção do alistamento on-line.
Neste ano, na 4ª Região Militar, que abarca, principalmente, o estado de Minas Gerais, o novo modelo vem sendo implantado em caráter experimental. Já no Comando Militar do

Nordeste houve a implementação plena desse sistema de alistamento on-line, com bastante êxito, garantem os oficiais do Exército.
O alistamento pode ser realizado pelo www.alistamento.eb.mil.br. Após fazê-lo, o jovem receberá um número de protocolo e, por meio do site, saberá se ele prossegue na seleção para o Serviço Militar das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) ou se foi dispensado, recebendo, então, o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Para 2017, o prazo para o alistamento on-line vai de 2 de janeiro até o dia 30 de Junho. Isso para que o jovem concorra no mesmo ano à seleção para servir às Forças Armadas. Devem se alistar obrigatoriamente os jovens do sexo masculino que completarão 18 anos no próximo ano. Para tal solicitação via internet, será necessário informar o CPF, bem como dados da certidão de nascimento e da carteira de identidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais