Vida + Viva anuncia projetos para 2017

Lajeado

Vida + Viva anuncia projetos para 2017

Pesquisa com estudantes sobre consumo de psicoativos ocorre no primeiro semestre

Vida + Viva anuncia projetos para 2017
Lajeado

Depois de consolidar o projeto perante a comunidade, representantes do Programa Vida + Viva sem Álcool, mantido pela Associação Pró-Segurança Pública (Alsepro), querem avançar na iniciativa. Na manhã de ontem, eles apresentaram a empresas parceiras os resultados deste ano, e as projeções para 2017.

“Acredito que mostramos ter autonomia e sermos autossuficientes. Conseguimos alcançar nosso público-alvo através de uma ação positiva. Então, vamos em frente”, afirma o coordenador do programa, promotor Neidemar Fachinetto.

A principal mudança anunciada por ele para 2017 é a divisão do programa em três áreas de trabalho. Duas delas são eventos e comunicação, criadas com o intuito de fortalecer a iniciativa, por meio de divulgação e realização de atividades próprias.

A terceira área é a científica, que terá como foco intensificar a produção de conhecimento a partir do programa, principalmente por meio de pesquisas. A primeira delas já está contratada para o primeiro semestre de 2017, e fará um comparativo com outro levantamento feito pelo programa em 2012.

Desta vez, caberá à Univates identificar o nível de consumo de substâncias psicoativas entre os estudantes das três redes de ensino de Lajeado, com idade a partir dos 12 anos. A entrega dos resultados está prevista para agosto.

“Pretendemos identificar em quais segmentos houve melhora ou piora e de que forma podemos trabalhar isso daqui para frente”, explica.

Hoje o serviço do programa é feito por voluntários e pessoas cedidas pelas empresas parceiras. Acadêmicos de vários cursos da Univates também empenham horas extracurriculares para ajudar a iniciativa.

Ações

Em 2017, deve ocorrer mais uma edição do concurso cultural, que neste ano reuniu trabalhos de 23 escolas. O coordenador acredita que a competição saudável é a melhor forma de disseminar os preceitos do programa. “Foi nosso maior sucesso”, diz. Remodelações são previstas na seleção dos projetos. O terceiro Seminário Vida + Viva sem Álcool também está na programação da iniciativa.

Reconhecimento

Durante o evento de prestação de contas foram entregues troféus e selo de empresas parceiras para as nove patrocinadoras sociais do programa. “A ajuda delas garantiu um grande impacto social.” O ex-presidente da Alsepro, Dani Petry, recebeu uma placa em homenagem aos anos de serviço prestados à comunidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais