Empresa estuda redução de itinerários

Lajeado

Empresa estuda redução de itinerários

Tema será discutido hoje à noite com moradores dos bairros Carneiros e Verdes Vales

Empresa estuda redução de itinerários
Lajeado
CCR-aviso-ponte

A Associação de Moradores do Bairro Carneiros e a empresa Ereno Dörr promovem reunião hoje à noite. O objetivo é discutir com a comunidade do bairro e do Loteamento Verdes Vales a extinção de itinerários em determinados horários.

O encontro ocorre às 20h no ginásio da associação na rua Sabiá, 1380, ao lado da escola Porto Novo. De acordo com o diretor da empresa, Darci Werner, 20 linhas passam nas duas localidades por dia. Cada horário registra em média quatro usuários. O número é considerado baixo para manter o roteiro.

Segundo ele, o serviço pode ser mantido se houver ao menos 20 passageiros por horário. “Com essa média podemos cobrir os custos. Hoje, com quatro usuários, não há viabilidade de manter o trajeto.”

Na avaliação de Werner, a manutenção do serviço ocorre mediante uma mudança de hábitos dos moradores. “Com a reunião queremos encontrar uma solução conjunta com a população. Pretendemos sensibilizar os cidadãos a deixarem seus veículos em casa e passarem a utilizar o transporte público.”

Caso isso não ocorra, a empresa pretende extinguir as linhas nos horários intermediários e manter apenas aquelas nos períodos de pico, quando registra maior número de usuários.

Diante do problema, a Ereno Dörr levou a sugestão de reduzir horários para discussão com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Carneiros, Ricardo Ewald. Na avaliação dele, a decisão não compete à entidade.

“A empresa tem uma concessão e tem como parceiro o poder público. A definição de alterar itinerários não compete à empresa ou à associação, mas deve ser discutida com a população do bairro.” Segundo ele, são os usuários do sistema de transporte e a empresa responsável que devem definir uma solução ao impasse e por isso propôs o encontro.

Baixo número de passageiros na linha 6 dos bairros Carneiros e Verdes Vales pode ocasionar redução de alguns horários

Baixo número de passageiros na linha 6 dos bairros Carneiros e Verdes Vales pode ocasionar redução de alguns horários

Seletivo

A situação do bairro Carneiros não é a única. A linha 10, também chamada de seletivo, passa pelo centro, bairro São Cristóvão e Univates e pode ter redução de horários por falta de passageiros. Em cada horário, é registrada a presença de um ou dois usuários. A alteração está em análise e poderá ser discutida pela empresa com a comunidade a partir de janeiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais