BM e lojistas ampliam ações de segurança

Vale do Taquari

BM e lojistas ampliam ações de segurança

Compras de Natal aumentam circulação de dinheiro no comércio e exigem precauções

BM e lojistas ampliam ações de segurança
Vale do Taquari

O movimento com a proximidade do Natal e a maior circulação de dinheiro devido ao pagamento do 13º salário se tornam atrativos para ladrões nesta época do ano.

Para coibir a ação de criminosos, a Brigada Militar (BM) aumenta efetivo nas ruas centrais e lojistas investem na contratação de segurança privada. Mesmo assim, consumidores precisam redobrar a atenção.

Para a vendedora de uma joalheria, Fabiane Schmidt, a preocupação com a segurança costuma crescer próximo do Natal, mas os cuidados foram ampliados devido à criminalidade. “Na verdade, hoje temos que ficar atentos em qualquer época.”

A empresa onde Fabiane trabalha mantém vigilantes privados durante todo o ano por comercializar produtos de alto valor. Segundo ela, a sensação de insegurança obriga investimentos até em estabelecimentos até então menos propensos a assaltos.

“Hoje vemos segurança em praticamente todos os comércios, até mesmo em sorveterias, farmácias e lojas de roupas”, ressalta. Proprietária de uma loja de confecções, Cleci Mallmann, 37, contabiliza os equipamentos de segurança instalados no ponto.

“Além de segurança privada, tenho alarme, câmeras de filmagem e sistema de infravermelho caso alguém tente quebrar a vitrina”, destaca. Conforme Cleci, a preocupação aumentou após bandidos quebrarem os vidros do estabelecimento em uma madrugada. Para ela, os investimentos em segurança são capazes de evitar prejuízos maiores com roubos e furtos.

Presidente da CDL Lajeado, Heinz Rochemback afirma que o mês de dezembro registra maior contratação de empresas de vigilância privada no comércio, principalmente nas grandes redes varejistas.

“É importante porque inibe a ação de malandros que se aproveitam do dinheiro que circula nesta época”, relata. Segundo ele, a concentração de esforços da BM na área central também ajuda a evitar os ataques.

Presidente do Sindilojas Vale do Taquari, Giraldo Sandri sugere que todas as empresas redobrem os cuidados a partir deste mês, mas alerta para as regras de utilização de vigilantes. Segundo ele, a contratação do profissional deve ocorrer por meio de empresa especializada no setor.

Policiamento ostensivo

Na manhã de ontem, a BM realizou a cerimônia de abertura da Operação Papai Noel. Realizada todos os anos, consiste em aumentar a concentração de efetivo nas áreas centrais e regiões de maior circulação comercial.

De acordo com o coronel Paulo Rogério Farias Medeiros, do CRPO Vale do Taquari, a ação é uma das mais antigas realizadas de forma regular pela BM. Mesmo com as dificuldades para a composição de efetivo, assegura o aumento do policiamento nas áreas comerciais da região.

“Estamos otimizando recursos e deslocando servidores das áreas administrativas para a operacional”, ressalta.

Comandante do 22º BPM, com sede em Lajeado, Luciano Johann afirma que o policiamento a pé pelas ruas do centro deve começar na próxima semana.

Apesar do incremento policial e da segurança privada, a BM recomenda prevenção aos consumidores. Para o coronel Medeiros, a população do interior do RS precisa começar a adotar hábitos comuns aos moradores de Porto Alegre.

Segundo ele, costumes como andar com o celular exposto ou sair do banco com dinheiro na mão precisam ser evitados.

Dicas de segurança

• Tenha sempre dinheiro trocado e distribua os valores em vários bolsos
• De preferência, pague as compras com cheque ou cartão
• Transporte os pertences junto ao corpo
• Evite carregar vários objetos ao mesmo tempo
• Não exponha a carteira ou o dinheiro em público
• Evite aglomerações
• Procure atendimento de funcionários identificados
• Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em lugar discreto
• Tenha cuidado com o número da senha bancária
• Ao digitar a senha, coloque o corpo próximo ao teclado, impedindo que estranhos visualizem a operação
• Observe a presença de pessoas em atitudes suspeitas
• Ao sair de estabelecimentos bancários, verifique se não está sendo observado ou seguido
• Evite horários e locais de maior risco
• Não coloque dinheiro em locais que façam volume ou nos bolsos de trás da calça.

Acompanhe
nossas
redes sociais